Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Brasil

Primeira edição dos JUBs em 2024 termina com saldo positivo

08 abr 2024 às 08:48
Por: Agência Brasil
Foto: Célio Júnior/CBDU

A primeira edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) foi encerrada com um saldo positivo, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral. O evento foi realizado na cidade de Recife, entre os dias 1 e 6 de abril, e reuniu mais de mil atletas de 33 instituições de ensino de todo país.


“Tivemos um aumento significativo na participação dos JUBs. Já começamos muito bem o calendário esportivo. A CBDU sempre trabalha para fazer a cada ano uma temporada melhor que a anterior. Essa temporada, esse primeiro bloco, já mostra que essa temporada será ainda melhor do que as temporadas anteriores”, comemorou Luciano.


Entre os 1048 estudantes atletas, 353 eram mulheres nos JUBs de futebol, fut 7, rugby 7 e x2 (nova modalidade que reúne apenas dois jogadores de linha e um goleiro). Pelo segundo ano consecutivo foram realizadas ações para aumentar a participação feminina na competição. Luciano conta que houve um aumento no número de equipes femininas na competição.


“Temos praticamente o triplo de equipes do que nós tínhamos nas edições anteriores a essa política. E as meninas ficam muito felizes, né? Elas querem jogar futebol, elas querem pertencer a esse universo do esporte universitário: de jogar, competir, viajar com uma modalidade que elas gostam. Agora elas podem jogar o futebol de campo, o futebol de sete, elas podem escolher onde querem estar, e esse é um papel não apenas da CBDU, mas que todos devemos propiciar. A mulher deve estar onde quer estar”, completou.


Outro motivo de comemoração foi a estreia do x2 nos JUBs. A modalidade, que é disputada em um campo de futebol society, conta com dois jogadores de linha em cada equipe e um goleiro. Cada time tem ainda um jogador reserva. A partida acontece em dois tempos de 10 minutos, com um minuto de intervalo. “Foi uma estreia em grande estilo e que abre portas para outras modalidades”, acrescentou Luciano. Segundo o dirigente, o x1 deve entrar no programa da próxima temporada. Além disso, o x1 no basquete, modalidade em que dois jogadores se enfrentam individualmente, fará parte da edição dos JUBs que será realizada em outubro em Brasília.

Outras notícias

Homem tem corpo triturado em liquidificador por colega de trabalho; saiba quem era a vítima

Suspeito de roubo sofre mal súbito e morre durante abordagem policial no Maranhão

Advogada especialista em previdência esclarece dúvidas sobre ressarcimentos do INSS


O calendário de eventos esportivos da CBDU de 2024 está apenas começando. “Teremos eventos nacionais e internacionais. O próximo é um no qual depositamos muito carinho, o JUBs Atléticas”, adianta Luciano. O evento será realizado entre 29 de maio e 2 de junho em Natal (Rio Grande do Norte) com 15 modalidades em disputa: basquete 3x3, basquete, beach tennis, cabo de guerra, cheerleading, desafio de bateria, futebol de 7, futsal, handebol, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei 4x4 misto, vôlei de praia e xadrez. “Acho que esse já surge como um dos maiores eventos do nosso sistema”, diz o presidente da CBDU.


“Será um ano muito movimentado, um ano olímpico. Todos estão envolvidos com essa questão dos Jogos Olímpicos, de torcer pelo Brasil, torcer por nossos atletas, e torcer um pouquinho mais pelos atletas olímpicos que também são universitários”, afirma Luciano. Em setembro será disputado o Mundial Universitário de Praia, no Rio de Janeiro, cidade que receberá o JUBs de Praia um mês antes. Já em outubro será realizada a maior etapa dos JUBs em 2024. A sede será Brasília e o evento contará com 32 modalidades, que contarão com a participação de mais de 5 mil participantes entre atletas, técnicos, árbitros e outros profissionais.

Veja também

Relacionadas

Brasil
Imagem de destaque

Menina de 12 anos some e passa 5 dias com jovem que conheceu na web

Brasil
Imagem de destaque

Homem é morto com facada no pescoço após briga em sorveteria

Brasil

Juliana Marins morreu entre dois e três dias após queda em Indonésia, aponta laudo

Brasil

Mulher mata a própria mãe idosa por dinheiro e tenta forjar a inocência

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem esfaqueia ex-mulher e na sequência tira a própria vida no Jardim Roseira

Cidade
Londrina e região

Menor de idade fica gravemente ferido após moto bater em ônibus na zona norte de Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Adolescente que estava desaparecida é encontrada esquartejada no interior de SP

Cidade
Londrina e região

Câmera de segurança registra grave acidente entre moto e ônibus na zona norte

Cidade
Londrina e região

"Oitão" da Madre Leônia Milito terá novas vias e alças de acesso para aliviar trânsito

Podcasts

Podcast HONPAR + Saúde | EP 4 | Radiologia: Curso, Prática, Mercado

Podcast Café com Edu Granado | EP 21 | Investimento e Planejamento | Estefânia Rezende

Podcast Falando de Gestão | EP 19 | Desenvolvimento de Talentos | Márcio Ruiz

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.