De acordo com INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) o estado do Rio Grande do Sul pode sofrer com mais tempestades nas próximas horas. A previsão indica que entre essa segunda-feira (6) e terça-feira (7), o volume total de chuva pode superar os 100 milímetros (mm), com ventos acima de 100 km/h e queda de granizo.
Ainda de acordo com o instituto, são previstas rajadas de vento acima dos 60 km/h especialmente na região de Santa Maria e encostas, além proximidades do Planalto gaúcho.
As áreas mais ao sul do estado gaúcho e toda a área de fronteira com o Uruguai sofrerão com forte instabilidade que deve causar chuvas volumosas e temporais. No extremo sul do Rio Grande do Sul, os volumes de chuva devem exceder os 100 milímetros (mm) em 24horas podendo superar os 150 mm até o início da quarta-feira (8). Nas cercanias da região de Pelotas, Rio Grande, em direção à Campanha e oeste do estado, até a área de Alegrete e São Borja, também são previstos temporais, ventos com rajadas acima dos 70 km/h e queda de granizo.