O 13º Salário como Motor da Economia
O economista destacou que o décimo terceiro funciona como um verdadeiro "motor" de reaquecimento do comércio local. Em Londrina, a injeção na economia é de cerca de R$ 800 milhões. O perfil do consumidor mais impactado por essa renda extra tem a chance de promover uma reorganização financeira.
Segundo dados de pesquisa, o brasileiro planeja usar o 13º para quitar dívidas, criar uma reserva financeira e fazer turismo. O economista aconselha a priorizar a quitação das dívidas com os juros mais caros, como as de cartão de crédito e cheque especial.
O perigo reside em confundir o 13º com renda fixa mensal, o que pode levar a um novo ciclo de endividamento. O conselho final é simples: saiba sua situação financeira antes de gastar para começar 2026 no azul.
Um dos pontos centrais da análise foi a manutenção da Taxa Selic no patamar mais alto dos últimos 20 anos, fixada em 15%.
Apesar do juro alto ser uma ferramenta contra a inflação, especialistas questionam a cautela excessiva do COPOM (Comitê de Política Monetária), indicando que os indicadores atuais sugeririam espaço para iniciar a queda dos juros.
A manutenção da Selic alta tem consequências diretas no dia a dia, atrapalhando as vendas em datas importantes como a Black Friday e o Natal, pois desacelera toda a atividade econômica.
A cautela do Banco Central é histórica, motivada pelo medo da inflação (aprendizado do Plano Real) e pela preocupação com a pressão dos gastos públicos em anos de Eleições.
Educação Financeira
Emerson Esteves destacou a falta de educação financeira no Brasil e defendeu a proposta de inclusão do letramento financeiro nas escolas para mudar o cenário de endividamento do país.