Crianças e adultos. Flautas e sanfonas. Este será o cenário do palco do Teatro Vila Rica no dia 29 de setembro. Neste dia, mais precisamente às 17 horas, será aberta a 8ª Maratona Flauta e Fole – etapa de apresentações.
A iniciativa do projeto Maratona Flauta e Fole transforma os espaços públicos de Londrina em uma grande sala de aula. Praças, feiras, asilos, escolas e hospitais ganham música e olhares atentos do publico de todas as idades.
O lançamento do primeiro concerto não será diferente. Gratuito, o espetáculo vai levar música de qualidade ao clássico teatro, que fica no coração da cidade. Além das músicas tradicionais, tocadas em flauta doce e acordeom, neste ano a Maratona tem mais dois presentes para oferecer a Londrina: o Flauta e Fole In Concert e a Orquestra Sanfônica Flauta e Fole!
Formado pelos alunos com mais experiência e coordenadores do projeto, o Flauta e Fole in Concert teve seu embrião um pouco antes da Maratona e do Estúdio Flauta e Fole. “O projeto foi inicialmente uma reunião de crianças apaixonadas pela música, que, com o passar do tempo, recebeu novos integrantes, até se consolidar como um grupo”, afirma Luciana Schmidt, coordenadora do grupo e diretora pedagógica do projeto.
A Orquestra Sanfônica não foi diferente. O diretor artístico Miguel Santos explica que ela já acontecia de maneira informal e no formato coletivo com os alunos. A iniciativa ganhou inspiração no trabalho realizado por Marcelo Caldi em Londrina dentro do Festival Internacional de Música.
Além das apresentações de todos os alunos participantes da 8ª edição da Maratona, a apresentação que será realizada no Teatro Vila Rica traz o grupo Flauta e Fole In Concert com a peça Pedro e o Lobo, de Prokofiev, para arranjo para quinteto de flautas doces de Nicolas e acordeom de Vitor Gorni. A apresentação que conta com a participação do grupo Fio da Meada e Tonho Costa promete encantar o público.