Cascavel conta com coleta seletiva e seis ecopontos para o destino correto dos materiais recicláveis, mas muita gente ainda não sabe como o sistema funciona ou não adota a prática de forma adequada. Pensando nisso, nesta terça-feira (8), uma ação educativa foi realizada no Bairro Floresta para orientar a população.
Cerca de 300 residências receberam kits com flyers informativos e sacos de ráfia para armazenar exclusivamente resíduos recicláveis. O material traz orientações sobre cuidados com o meio ambiente e a correta separação do lixo. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Unicacoop, cooperativa responsável pelo ecoponto do bairro Brasília.
Enquanto o caminhão da coleta passava pelo Residencial Ibiza, no próprio Bairro Floresta, outra equipe fazia o trabalho de conscientização, casa a casa. Moradora do local, Iracema recebeu a visita já nas primeiras horas da manhã e aprovou a iniciativa.
A coleta seletiva já funciona em Cascavel há mais de cinco anos, mas a adesão ainda é um desafio. A prefeitura reforça que a colaboração dos moradores é fundamental para que o processo de reciclagem seja efetivo desde a origem dos resíduos até a destinação final.