Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Administração Superior e Gepclima debatem ações estruturantes em Rio Bonito do Iguaçu e região

09 nov 2025 às 11:09
Por: Portal Tarobá
Foto: Ellen Santos/Tarobá

Membros da Administração Superior do Ministério Público do Paraná e integrantes do Comitê de Gerenciamento de Crise criado pela instituição realizaram uma reunião virtual na tarde deste sábado, 8 de novembro, com Promotores de Justiça que atuam nos municípios atingidos pelo tornado ocorrido na noite de sexta-feira, 7 de novembro. O encontro teve como foco a articulação de medidas emergenciais e de reconstrução para Rio Bonito do Iguaçu e cidades vizinhas, que enfrentam graves impactos na infraestrutura urbana, no abastecimento de água e energia e na oferta de serviços públicos essenciais.


A situação é considerada crítica para pelo menos 1 mil pessoas desalojadas e 28 desabrigadas na cidade, segundo levantamento prévio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O município de Rio Bonito do Iguaçu, o mais atingido, permanece sem energia elétrica e sem abastecimento regular de água. Além disso, muitas residências tiveram suas estruturas comprometidas. A rede de saúde das cidades da região também está sobrecarregada, com aumento expressivo nos atendimentos emergenciais.


Soluções coordenadas – Durante a reunião, foram discutidos diversos pontos de atuação conjunta entre o MPPR, o Governo do Estado e demais órgãos envolvidos, com o objetivo de estabelecer soluções coordenadas e efetivas. O MPPR reforçou o diálogo com as secretarias estaduais para assegurar que os recursos emergenciais sejam direcionados de forma adequada e que os fluxos de trabalho estejam integrados. “Temos que pensar em soluções para as necessidades imediatas, a curto prazo, e, ao mesmo tempo, na reconstrução da cidade. Vamos atuar tanto no atendimento emergencial quanto como parceiros na construção de um município mais resiliente e melhor para sua população”, afirmou o Procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti.


O Promotor de Justiça Daniel Pedro Lourenço, coordenador do Grupo Especial de Atuação e Prevenção em Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (Gepclima) e responsável pelo Comitê de Gerenciamento de Crise, informou que foi desenvolvido um Protocolo de Crise. Ele também destacou o compromisso com a reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu, com foco em planejamento e prevenção.

Central de Atendimento – Está sendo articulada a criação de uma central de atendimento integrada, coordenada pelo MPPR e pela Defesa Civil, para monitorar as demandas da população e planejar o encaminhamento dos recursos nos próximos dias. A atenção estará voltada especialmente às famílias desabrigadas, às unidades de saúde sobrecarregadas e às residências com risco estrutural, além da oferta de atendimento psicossocial às vítimas.

Outras notícias

Prefeituras, Sanepar e Copel alinham soluções para problemas de abastecimento de água

Câmara de Cascavel discute reajuste do IPTU com aumento na base de cálculo

Governo do Paraná inaugura oficialmente nova unidade do Poupatempo em Cascavel


O MPPR também acompanha a formação de equipes de apoio psicossocial, considerando o impacto emocional causado pelo desastre, e monitora os riscos à segurança — como redes elétricas danificadas e quedas de árvores — e os impactos ambientais resultantes da destruição, como o acúmulo de destroços e resíduos.


Reunião – Participaram da reunião, além do Procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti: o Subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cláudio Franco Félix; a Diretora-secretária da PGJ, Nayani Kelly Garcia; o Coordenador de Assuntos Institucionais, Ronaldo Mion; e o Promotor de Justiça Daniel Pedro Lourenço, Coordenador do Gepclima. Também estiveram presentes os Promotores de Justiça Nayara Masquetti Valério, Bruno Rinaldin e Igor Rabel Corso, que atuam na região.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Em exemplo de superação, 32 alunos da EJA concluem Ensino Fundamental em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Segurança em Toledo: Guarda Municipal realiza mais de 16 mil atendimentos em 2025

Cidade

PF prende suspeito em Umuarama por abuso sexual infantil na Operação Venatio XII

Cidade

Paraná investe R$ 400 mi em ampliação do Programa Olho Vivo com Inteligência Artificial

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.