Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Adolescentes de Foz vão receber a dose de reforço contra a Covid-19 na próxima semana

02 jun 2022 às 10:25
Por: Redação Tarobá News

Em Foz do Iguaçu, adolescentes de 12 a 17 anos que completaram o esquema vacinal contra a Covid-19, há pelo menos quatro meses vão receber a dose de reforço. As vacinas estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira (06) em todas as Unidades Básicas de Saúde. Nessa faixa etária, a oferta era apenas para portadores de doenças imunossupressoras, grávidas e puérperas, ou pessoas com necessidades especiais comprovadas.

Não é preciso agendamento para receber o imunizante que pode ser Pfizer ou, na falta desse, Coronavac. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde portando os documentos pessoais e, se puder, a Carteira de Vacinação. Quem ainda não completou quatro meses que tomou a segunda dose precisa esperar este prazo orientado pelo Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (SESA).

As regras relacionadas à condição clínica de quem vai receber a vacina são as mesmas para esse público, já definidas nas campanhas de vacinação anteriores: pacientes que contraíram a doença e quem está com sintomas gripais devem esperar a melhora completa antes de se vacinar.

Proteção no Inverno

A orientação da SESA para expandir a vacinação dentro dessa faixa é um aceno positivo para o governo municipal, que tem incentivado a imunização da população, como estratégia para prevenir as doenças sazonais de inverno. As vacinas previnem doenças transmissíveis, entre estas, as que afetam o sistema respiratórios, como a Covid-19 e Influenza (sazonais para esse período).

Outras notícias

Projeto para atualizar valores do IPTU defasados vai à votação na segunda-feira

Prefeitura de Cascavel autoriza licitação para reformas em escolas e CMEI

Delegado-chefe da 15ª SDP de Cascavel comemora redução de homicídios em 2025

A secretária de Saúde, Jaqueline Tontini, disse que a vacina para todos os adolescentes reforça a proteção contra as doenças respiratórias, responsáveis pela superlotação dos equipamentos de saúde durante o inverno. “Registramos um aumento considerável de casos da Covid-19, assim como de gripe desde que começou a esfriar e a vacina nos ajuda controlar o avanço dos quadros típicos da estação”, disse.

De acordo com o último boletim epidemiológico, em apenas uma semana, foram registrados 577 novos casos de Covid-19.  As buscas por Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Pronto Atendimento (UPA) também aumentaram nos últimos 30 dias. A baixa adesão à vacina contra a Influenza e ao reforço contra o coronavirus, entre os grupos aptos a receber os imunizantes, é um dos gatilhos que pode agravar o cenário nos próximos meses.

Adolescentes

Entre os adolescentes (12 a 17 anos), o índice de ausências das doses primárias não é alarmante. A vacinação contra a Covid-19 atingiu 98,86% e 90% com a primeira e segunda doses, respectivamente. A meta é manter as taxas de cobertura alcqançadas. Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), Foz do Iguaçu tem 22.774 adolescentes. Desses, 1.994 ainda não receberam a segunda dose e podem estar totalmente vulneráveis ao vírus.

“Quanto mais pessoas tomam a vacina, menos agravamento de casos teremos durante o inverno”, continuou a secretária, ressaltando a corresponsabilidade do cidadão perante a sociedade. “A sensibilização precisa ser coletiva para que a economia não seja novamente prejudicada e possamos oferecer um serviço de saúde de qualidade para todos”, concluiu.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Receita Federal em Cascavel retém, 4,8 kg de capulho em transportadora da cidade

Cidade
Imagem de destaque

Mais de 4 toneladas de maconha com destino ao Rio de Janeiro são apreendidas na BR-277

Cidade

Presépio na Catedral de Londrina terá tema náutico e será montado dentro de um farol

Cidade

Câmeras corporais registram prisão de suspeito com crack e dinheiro na zona oeste

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.