Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Agentes e caminhões percorrem União da Vitória em nova edição do Dia D contra a Dengue

Ação da Secretaria Municipal de Saúde terá participação da CMTU e de agentes mirins do Instituto União Para a Vitória
02 abr 2025 às 21:30
Por: Assessoria de Imprensa

Nesta quinta-feira (3) e sexta (4), o Jardim União da Vitória será palco do Dia D de Combate à Dengue, realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação, que começa às 8h30, tem como objetivo engajar toda a comunidade no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, e outras doenças, principalmente por conta da incidência crescente de casos nessa localidade.


Essa edição do Dia D de Combate à Dengue conta com participação do Instituto União Para a Vitória, que fica na Rua da Cidadania, 299, União da Vitoria II. O local será o ponto de partida dos agentes de Endemias que, juntamente com as crianças atendidas pela entidade, vão percorrer as ruas do entorno orientando os moradores sobre o descarte correto de materiais propícios à proliferação do Aedes.


A participação do Instituto União Para a Vitória, que é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos credenciado junto à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), será com o envolvimentos dos agentes mirins comunitários. O projeto já capacitou 100 crianças atendidas pelo Instituto em horário de contraturno escolar, dos quais 50 estarão no Dia D acompanhando os agentes de Endemias da SMS em visitas domiciliares.


De acordo com a presidente do Instituto União Para a Vitória, Lydia Maria Fuganti Fedrigo, o projeto dos Agentes Mirins Comunitários surgiu no ano passado, diante do alto número de crianças que faltavam às aulas por terem contraído dengue, ou que tinham casos de familiares com a doença. “A nossa educadora social Janaína Macedo estudou e se especializou no tema, para poder capacitar essas crianças. Eles aprendem, entre outra coisas, como prevenir a dengue, como descartar corretamente o lixo e os materiais recicláveis. Nas ações práticas, vão pelo bairro visitando nossos vizinhos e repassando esses conteúdos”, comentou.


A presidente do Instituto explicou ainda que a parceria foi proposta para a Secretaria Municipal de Saúde por conta da importância de se combater a dengue e pela motivação dos agentes mirins, que estão na faixa etária de 6 a 11 anos. “Sabemos que as crianças têm poder de influenciar os adultos, elas mudam a mentalidade dos pais. Além disso, quando os agentes de Endemias forem visitar os imóveis com uma criança que reside aqui, vai ser muito mais fácil que os moradores autorizem, por conta desse reconhecimento”, afirmou.

Outras notícias

Acidente na PR-090 termina com um motorista morto e outro gravemente ferido

Ruas da região oeste: Jurandir Antônio Zanlucki e Elvira Sgarioni tem sentido alterado

Casal de Santa Catarina é preso no oeste do Paraná por esconder drogas em veículo


Nesta quarta-feira (2), os agentes de Controle de Endemias estiveram no União da Vitória para divulgar a ação junto à comunidade. E amanhã (3), junto com os agentes mirins, vão visitar as residências e imóveis. Também será montada uma tenda, onde os servidores da SMS ficarão para orientar a comunidade e realizar atividades educativas para as crianças.


A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) também participa do Dia D, com os caminhões que vão percorrer as ruas do bairro recolhendo materiais descartados e que podem servir de criadouros do mosquito. A coleta inicia na quinta (3) e deve prosseguir até sábado (5).


Mas, só serão recolhidos os materiais que possam acumular água e favorecer a proliferação do Aedes aegypti. Entre eles, pneus velhos, garrafas, latas e baldes sem uso, potes, tampas e recipientes que acumulam água, ou móveis inutilizados que possam reter água.


O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, contou que a adesão da comunidade às outras edições do Dia D tem sido positiva. “Ainda assim, reforçamos a importância da população em eliminar os criadouros e receber o agente nas casas. Essas são atitudes simples, mas essenciais para que o mosquito não consiga se proliferar e o número de casos diminua”, frisou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Carro de luxo se acidenta no cruzamento da Rua Mato Grosso com Vicente Machado em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Estudante de medicina é preso após fuga, tentativa de homicídio e bater em viatura da PRF

Cidade

DEU PEIXE! Pesca no Lago 2025 garante lazer com toque de solidariedade aos cascavelenses

Cidade

Mais de 260 instituições visitarão a ExpoLondrina de forma gratuita até 11 de abril

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Copel se posiciona após funcionário ser preso com caminhão carregado de celulares contrabandeados

ExpoLondrina 2025
Londrina e região

Quais são os preços e como chegar à ExpoLondrina? Veja tudo o que você precisa saber aqui!

Cidade
Londrina e região

Acidente na PR-090 termina com um motorista morto e outro gravemente ferido

Cidade
Londrina e região

Homem é morto a tiros ao tentar defender irmã de confusão em saída de casa noturna

Brasil
Brasil

Caminhão-tanque pega fogo e incendeia diversos veículos na BR-101, em Santa Catarina

Podcasts

AGRONEGÓCIO

PodCampo Vivo | EP 1 | Marcelo El-Kadre

Podcast PodGuest | EP 6 | Kau Theodoro e Dra. Lucyane Casagrande

Podcast Heróis e Vilões | EP 1 | Reflexões Entre Crimes, Mitos e Medalhas

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.