Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Água da chuva em Londrina foi contaminada após queimadas

Pesquisadores da UEL analisaram a água da chuva em Londrina após estiagem, detectando Ferro e Cálcio em concentrações elevadas, atribuídas à poeira local e queimadas.
19 set 2024 às 10:25
Por: Assessoria de Imprensa

O Grupo de Física Nuclear Aplicada do Centro de Ciências Exatas (CCE) da UEL analisou amostras da água da chuva que caiu em Londrina no último domingo (15), a primeira após o registro de longo período de estiagem, marcada pela ocorrência de queimadas provocando baixa qualidade do ar atmosférico e a formação de intensa névoa de poluição nas últimas semanas. A avaliação considerou 15 regiões da cidade, com amostras da chuva registrada no domingo pela manhã.


As amostras de chuva coletadas foram analisadas utilizando a técnica de Fluorescência de Raios-x por Reflexão Total (TXRF), que permite a identificação e quantificação de elementos em concentrações na ordem de Partes por Bilhão (ppb). Entre os elementos detectados, Ferro e Cálcio apresentaram as maiores concentrações. A alta presença de ferro pode estar associada à abundância de poeira no ar, decorrente do solo local ser naturalmente rico nesse elemento.


O estudo foi coordenado pelo professor do Departamento de Física, Eduardo Inocente Jussiani, com a participação dos pesquisadores Avacir Andrello, João Marcos Lopes, Letícia Birelo e Aline de França. O professor Eduardo afirma que os eventos climáticos extremos necessitam ser amplamente estudados para que a população tenha noção real do seu impacto nas cidades e no meio ambiente.


Por outro lado, a elevada concentração de cálcio pode estar relacionada às queimadas, tanto da região de Londrina quanto da região Amazônica, que geram os chamados “corredores de fumaça”, uma vez que a queima de madeira libera vários componentes, dentre eles o óxido de cálcio na atmosfera. Foi esse elemento que mais chamou a atenção do pesquisador João Marcos, já que “não é comum encontrar concentrações tão altas de cálcio na água da chuva”.


A concentração máxima foi de 720 mg/L. Além disso, elementos como Alumínio, Bário, Cloro, Manganês e Zinco foram encontrados em concentrações até 15 vezes superiores aos limites estabelecidos em legislações ambientais. Outra análise realizada foi a de fotomicroscopia. As amostras foram analisadas diretamente, sem qualquer preparo ou tratamento, o que permitiu capturar com precisão as condições da água no momento da coleta.

Outras notícias

Cães soltos nas ruas geram preocupação com ataques e atropelamentos na zona norte

Golpistas usam nome de advogada de Londrina para extorquir clientes com falsos alvarás

Secretário Estadual de Saúde anuncia investimentos milionários para o Norte do Paraná


Durante as análises, “foi possível identificar microrganismos, como bactérias e protozoários, cadeias de fungos, além de grande quantidade de material particulado na água da chuva”, conta a pesquisadora Letícia Birelo. O resultado da pesquisa deverá ser finalizado em até 30 dias e posteriormente enviada para publicação.


Para o coordenador do grupo, professor Avacir Andrello, “é importante fazer o monitoramento da qualidade do ar local, considerando que sofremos a influência de outras regiões”. O grupo planeja continuar monitorando a água da chuva, bem como outras amostras ambientais em Londrina.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Homem de 32 anos morre após bater moto contra caçamba em Rolândia

Cidade
Imagem de destaque

Homem é morto a tiros no bairro Tarumã em Cascavel

Cidade

Prefeitura confirma que Centro Pop seguirá funcionando no centro de Cascavel

Cidade

Anfiteatro de Cascavel passará por reforma para melhorar a experiência do público

Mais Lidas

Brasil Urgente
Cascavel e região

Justiça expede mandado de prisão para Meneghel por morte de policial federal em 2012

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre em acidente com micro-ônibus na BR-369, sentido Cambé

Brasil
Brasil

Menina de 12 anos some e passa 5 dias com jovem que conheceu na web

Brasil Urgente
Cascavel e região

Bilhete misterioso não ajuda, e Guarda Municipal encerra buscas por Alisson Padilha

Cidade
Londrina e região

Idoso fica em estado grave ao ser atropelado por moto na Avenida Juscelino Kubistchek

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 16 | A terceirização em condomínios | Singular Serviços

Podcast Eleva+ Cast | EP 15 | Limpeza Condominial | SOS Higiene

Podcast Café com Edu Granado | EP 20 | Fé e Constância | Murilo Galindo

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.