O Lago Igapó II, na altura da Avenida Higienópolis, amanheceu com uma coloração verde nesta sexta-feira (05). Moradores de Londrina enviaram fotos à Tarobá mostrando a situação.
Em nota, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) esclareceu que a mudança na cor da água tem como causas a escassez hídrica, a diminuição da lâmina d'água, a oferta exacerbada de nutrientes, a redução da velocidade de escoamento, o surgimento de algas e a queda do oxigênio dissolvido.
De acordo com a Sema, existe risco de mortandade de peixes e outras espécies aquáticas. A ausência de chuvas é apontada como o principal fator, somada à luz solar em abundância, que favorece a proliferação de algas.
A expectativa é que, com a chegada das chuvas, a situação se normalize e a água do Lago Igapó volte à coloração natural.
A Sema informa ainda que está monitorando a situação em conjunto com o Instituto Água e Terra (IAT) e pesquisadores da UTFPR. Uma alternativa avaliada é o uso de aeradores para oxigenar a água, além da retirada mecânica de algas, isolamento de pontos críticos e uso de plantas de controle ecológico que promovem a chamada biofiltragem.
A secretaria reforça a proibição de nadar no lago e não recomenda o contato com a água, que pode causar irritações na pele, olhos e mucosas. Em caso de ingestão, há risco de intoxicação gastrointestinal, náuseas, vômitos e, em situações graves, efeitos hepáticos e neurológicos.
As imagens do Paraíba Drone mostraram a situação do local. Confira: