Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2024, tem até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar obrigatório online. O processo pode ser feito por meio do site, ou pelo aplicativo do Exército Brasileiro, que pode ser baixado de acordo com o sistema operacional do seu aparelho celular no site.
Para fazer o alistamento, é preciso ter em mãos o RG, CPF e comprovante de residência. Após o cadastro, imprima e guarde seu comprovante, e aguarde a segunda etapa, que será informada pela Junta Militar a partir de julho.
O que acontece se você não se alistar?
É normal que os jovens tenham dúvidas e não compreendam a importância deste processo. Mas, o não alistamento acarreta diversos transtornos e acaba por influenciar no dia a dia e no futuro a curto e médio prazo. Você não conseguirá:
- Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
- Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
- Prestar exame ou matricular-se em qualquer instituição de ensino;
- Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício;
- Inscrever-se em concurso para cargos públicos;
- Exercer qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
- Ser beneficiário de nenhum programa do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Quem não cumprir o prazo fica sujeito a multa de R$ 5,60 e, para regularização, deve comparecer presencialmente à Junta Militar. Em Londrina, o local fica localizado dentro do Terminal Rodoviário, localizado na Avenida Dez de Dezembro, 1830.