Cidade

Alma lavada: aventura pelo Rio Iguaçu revela as Cataratas por um novo ângulo

20 jan 2026 às 12:48

No segundo episódio da série Alma Lavada: as Cataratas como você nunca viu, a experiência vai além das trilhas tradicionais e convida o público a enxergar uma das Sete Maravilhas da Natureza Mundial de um jeito diferente: navegando pelo Rio Iguaçu, bem aos pés das quedas.


A jornada começa em meio à natureza, onde cada passo, ou pedalada, se transforma em descoberta. Entre as diversas trilhas do Parque Nacional do Iguaçu, o Circuito São João reserva surpresas especiais. Dependendo da força das águas e das condições climáticas, alguns trechos permitem até banho, proporcionando uma conexão direta com o ambiente natural que cerca as Cataratas.


No caminho até o ponto de embarque, a aventura também se mistura com conhecimento. Informações sobre a fauna, a flora e a importância ecológica da região ajudam a contextualizar a grandiosidade do local e reforçam a necessidade de preservação desse patrimônio natural reconhecido mundialmente.


Com o fim da trilha, a emoção ganha novos contornos. É hora de entrar no Rio Iguaçu e seguir em direção à parte inferior das Cataratas. A navegação oferece uma perspectiva impressionante das quedas, revelando a força das águas e a dimensão do maior conjunto de quedas d’água do planeta, formado por 275 saltos.


Por questões de segurança, a embarcação não se aproxima da Garganta do Diabo, localizada na fronteira entre Brasil e Argentina e considerada a maior e mais imponente das quedas. Ainda assim, a proximidade com as Cataratas é suficiente para causar impacto e deixar a sensação de “alma lavada”, como define o nome da série.


E a experiência não termina ali. Depois de trocar de roupa e recuperar o fôlego, a proposta é seguir explorando, mostrando que o Parque Nacional do Iguaçu oferece muito mais do que um único roteiro. A série segue convidando o público a viver o destino de forma intensa, respeitosa e cheia de descobertas.