O Sebastião é aposentado e há alguns dias foi vítima do golpe do empréstimo. Um prejuízo alto que trouxe muitos transtornos.
Nessa semana um caso inusitado ganhou repercussão internacional e acendeu um alerta para para os golpes financeiros contra os idosos no Brasil. A situação até parece cena de filme. A mulher acompanhada do tio de 68 anos compareceu a agência bancária na última terça-feira no Rio de Janeiro. O motivo seria um empréstimo de 17 mil reais. Mas o que chamou a atenção dos funcionários é que o homem que estava em uma cadeira de rodas não se mexia. O atendimento foi filmado pela funcionária. O idoso foi atendido pelo Samu, mas já estava morto. A sobrinha foi presa e o caso está sendo investigado pela polícia.
Uma situação semelhante foi registrada no interior de São Paulo em 2020. Uma mulher levou o companheiro que já estava morto ao banco para fazer o saque do benefício.
Os crimes especialmente contra idosos são inúmeros. No ano passado o disque 100 registrou um aumento de mais de 70 % nas violações financeiras ou materiais.
Em Cascavel o conselho através do programa felicidade do idoso oferece assistência e orientação a esse público quanto a esses crimes. E muitas das vezes, quem cai em um golpe não sabe bem o que fazer.
O gerente de uma cooperativa de crédito explicou que os treinamentos para o atendimento ao público são constantes para evitar as tentativas de golpes.
São casos que servem também de exemplo. ACecília é aposentada e toma muito cuidado, principalmente quando recebe ligações desconhecidas.