Desde que passou a funcionar como binário, em janeiro deste ano, a Rua Alexandre de Gusmão, no Complexo da Avenida Carlos Gomes, em Cascavel, se tornou palco de uma série de acidentes e reclamações de moradores. Agora, uma importante mudança está em curso: a Transitar atendeu aos pedidos da comunidade e iniciou nesta segunda-feira (14) a instalação de semáforos em dois pontos críticos da via.
A medida busca aumentar a segurança e a fluidez do trânsito na região, onde motoristas enfrentam diariamente dificuldades, especialmente nos cruzamentos com as ruas Hyeda Baggio Mayer e Delfino Dias do Prado. Esses locais registram longas filas, principalmente nos horários de pico.
Desde o início da transformação da via, moradores relataram excesso de velocidade, dificuldades para travessia de pedestres e aumento no número de acidentes. Diversas manifestações foram realizadas ao longo dos meses e a comunidade local vinha cobrando soluções.
Segundo a presidente da Transitar, Laura Rossi Leite, as intervenções são baseadas em estudos técnicos e levam em conta as solicitações da população, muitas delas intermediadas por vereadores.
Durante a instalação dos semáforos, não haverá interdição da via. Outra mudança programada para os próximos dias é o remanejamento da lombada eletrônica que hoje está próxima à Rua Hyeda Baggio Mayer. O equipamento será transferido para a quadra entre as ruas Rodrigues Alves e Manoel Antônio de Oliveira.
A orientação da Transitar é para que motoristas e pedestres fiquem atentos às novas sinalizações e respeitem as regras de trânsito, garantindo assim mais segurança para todos que passam pela região.