Fechada em 2023 para uma reforma que acabou abandonada, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Irerê vai finalmente ter sua revitalização e ampliação retomadas pela Prefeitura de Londrina. Inaugurada em 1977, a unidade não passava por reforma desde 1999.
Com a homologação da licitação pela Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP) na sexta-feira (19), a ordem de serviço para o início das obras será assinada nos próximos dias. A Gasparine Engenharia Civil Ltda venceu o certame com uma proposta de R$ 755 mil, 20% abaixo do valor estimado no edital.
A obra vai ampliar o espaço para mais de 290 m² e inclui melhorias no banheiro para PCD, sala de odontologia, escovódromo e sala de inalação. Haverá ainda adequação da rampa, pintura interna e externa, troca elétrica e hidráulica, substituição de piso, reforma do telhado, além de novos aparelhos de ar-condicionado, móveis, eletrodomésticos e um consultório odontológico moderno.
Durante as obras, os atendimentos acontecem em espaço cedido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), ao lado do CEI São José, com funcionamento das 7h às 16h.
A UBS possui equipe da Estratégia Saúde da Família com médica, enfermeira, auxiliares, ACS, fisioterapeuta e servidor administrativo. Apenas o atendimento odontológico foi transferido para a UBS de Paiquerê.
Em visita ao distrito no domingo (21), o prefeito Tiago Amaral destacou que a obra é fundamental para a comunidade e criticou o abandono da reforma. A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, reforçou que a UBS de Irerê foi definida como uma das prioridades da gestão.
A unidade realiza cerca de 1.200 atendimentos mensais, o que representa 60 atendimentos por dia.