A sete dias da chegada do inverno, as temperaturas já esfriaram em Londrina. As chuvas dessa semana já completaram mais da metade do percentual esperado para o mês de junho, na cidade.
Quem não costuma acompanhar a previsão do tempo, foi pego de surpresa com a chegada repentina do frio e da chuva. Afinal, as médias de temperatura caíram cerca de 10°C em apenas uma semana. No entanto, está tudo dentro da normalidade.
A última chuva significativa ocorreu em 27 de maio: foram 17 milímetros. Desde então, Londrina passou por um período de estiagem.
Nesta semana as chuvas somaram, até agora, 64 milímetros, o que representa mais de dois terços da média para o mês de junho - que é de 93 milímetros. É provável que essa quantidade seja alcançada facilmente, já que a previsão indica tempo chuvoso até a próxima quinta-feira.
Segundo Angela Costa, Meteorologista, a partir de quinta-feira “esse sistema (de chuvas) se afasta do Paraná e se dirige ao sudeste do país, permitindo a entrada de uma massa de origem polar, mais geladinha, com temperaturas de 9°C e 10°C aqui para o norte do estado”.
O inverno começa, oficialmente, em 21 de junho e teremos períodos com bastante frio. A previsão, no entanto, é de que este não seja um inverno tão severo como nos últimos anos.
Além disso, espera-se que a chuva seja mais abundante.
“O volume de chuvas deverá aumentar em comparação aos invernos anteriores e, consequentemente, as temperaturas continuarão acentuadas. Teremos frio, sim, teremos geada, sim, mas não com tanta intensidade como nos anos anteriores” finaliza Angela.