Palco de debates e polêmicas, a revitalização da Avenida Carlos Gomes, em Cascavel, trouxe mais fluidez ao trânsito, mas acendeu um alerta importante: a segurança dos pedestres. Moradores da região entre o viaduto da Carelli e o entroncamento com a Rua Rio da Paz agora cobram melhorias na sinalização e controle da velocidade.
A via, que ganhou uma faixa adicional para aumentar a mobilidade, acabou incentivando também o excesso de velocidade. Embora a sinalização indique o limite de 50 km/h, muitos motoristas ignoram a regra. Não há redutores de velocidade, lombadas ou semáforos suficientes para garantir travessias seguras — especialmente nas proximidades da rotatória da Avenida Alexandre de Gusmão.
Mesmo onde há semáforo, como na ligação com a Rua Rio da Paz, o risco permanece: o tempo de abertura favorece o fluxo de veículos, e não a passagem de pedestres. Além disso, há imprudência por parte de quem caminha ou pedala, com travessias fora das faixas.
Na última segunda-feira, um menino de 10 anos foi atropelado enquanto tentava acessar a ciclovia de bicicleta fora da faixa de segurança. Ele foi socorrido em estado grave.
Barulhos de freadas bruscas, buzinas e momentos de tensão são comuns no dia a dia de quem frequenta a região. Agora, a população espera que a nova Carlos Gomes seja não só sinônimo de mobilidade, mas também de segurança para todos.