Cidade

Aposentados do INSS ainda aguardam ressarcimento de descontos indevidos

05 set 2025 às 21:19

Mesmo com a promessa de ressarcimento para aposentados e pensionistas do INSS, muitos beneficiários ainda não receberam os valores referentes a descontos indevidos feitos em seus benefícios.


Maria Onilda Abade, pensionista do INSS, registrou uma reclamação na Central 135 em junho e, até o momento, não obteve retorno. Ela afirma que os descontos não autorizados começaram em 2020 e que nunca soube ao certo a origem das cobranças.

“Eles falavam assim que tava descontando de uma associação, mas eu não conseguia saber por que tava descontando. Aí ela me aconselhou a responder lá as perguntas deles, e eu informei tudo. Tô até agora esperando a resposta”, relatou Maria.


Segundo o governo, mais de 99% dos beneficiários afetados deveriam ter recebido o ressarcimento corrigido pela inflação até 1º de setembro, diretamente na conta bancária. No entanto, o caso de Maria evidencia que o problema persiste.

“Eu só ouço falar que tá ressarcindo, mas nunca chega em mim. Por quê? Então a gente se sente esquecida”, lamenta a pensionista.


De acordo com a advogada previdenciária Ana Paula Bianco, quem ainda não foi ressarcido pode procurar uma agência do INSS para tentar um acordo. Ela explica que aproximadamente 800 mil beneficiários aptos ainda não aderiram ao processo de devolução.

“O que a pessoa tem que saber é que, quando faz um acordo com o INSS, ela fica à mercê do tempo do INSS devolver. E ela abre mão do dano moral. Essas pessoas sofreram um desconto indevido sem o conhecimento delas. É possível entrar com uma ação pedindo danos morais”, afirma a advogada.