Pelo segundo ano consecutivo, o município de Assaí, no Norte Pioneiro do Paraná, entrou para o ranking TOP7 das comunidades mais inteligentes do mundo, promovido pelo Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF). Assaí é a única representante brasileira e da América Latina na lista.
A classificação entre as sete melhores do mundo torna a cidade finalista do Smart City Award, cuja premiação ocorrerá em outubro, durante o 2025 ICF Global Summit. Em 2024, Curitiba foi eleita a comunidade mais inteligente do planeta pela mesma premiação.
Com apoio do Governo do Estado, Assaí mantém a Agência de Inovação do Vale do Sol, credenciada pelo Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec). O espaço integra o ecossistema de inovação e transformação digital da cidade.
A agência busca gerar empregos, melhorar a saúde e a educação e promover bem-estar de forma sustentável. O ambiente é equipado com estúdios de fotografia, TV, gravação de podcasts, espaços de coworking, escritórios virtuais e salas multiuso com cursos de programação, design, banco de dados, gestão de negócios e marketing digital.
Localizada no Colégio Estadual de Ensino Profissionalizante (CEEP), que reúne cerca de 800 alunos de nove municípios, a agência coordena projetos de startups, sistemas e aplicativos voltados ao agronegócio, engenharia elétrica, mecânica e automação.
Para Alex Canziani, secretário da Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, o destaque internacional de Assaí é fruto de um trabalho sólido na área de inovação. O prefeito Tuti Bomtempo enfatiza que o município representa boas práticas no interior do Estado, com investimentos em educação e tecnologia dentro de uma Agenda Estratégica 2022–2032.
Assaí já conquistou 25 premiações e reforça que cidades pequenas também podem ser inteligentes. O município se destaca pela gestão pública moderna, com foco em formação de talentos e retenção de jovens inovadores.
O ICF analisa dados quantitativos e qualitativos para eleger anualmente as cidades mais inteligentes. Em março, Assaí e Ponta Grossa integraram o ranking Smart21 Communities of 2025. Agora, junto a Assaí, também compõem o TOP7 as cidades de Bursa (Turquia), Durham e Kingston (Canadá), Fairfield e Hilliard (EUA) e Las Rozas (Espanha).
Com cerca de 13 mil habitantes, Assaí, próxima a Londrina, deu um salto em inovação desde sua entrada no ranking em 2024, tornando-se um modelo nacional em políticas públicas, transformação digital e cultura de inovação.