Cidade

Audiência pública debate retirada de famílias do Centro Cultural Kaingang em Londrina

18 jun 2025 às 19:37

Com cartazes contra a desocupação da área na Avenida Dez de Dezembro, zona sul de Londrina, indígenas se reuniram e protestaram em uma audiência pública nesta quarta-feira (18).


Realizada pela Comissão de Conflitos Fundiários da Justiça Federal, a audiência contou com a presença dos representantes do Ministério Público Federal, da Funai, líderes indígenas e de entidades ligadas aos direitos dos povos originários.


A retirada das famílias da área que fica às margens do Ribeirão Cambezinho. Ali funciona o Centro Cultural Kaingang e o local, que é uma área de preservação permanente, abriga 32 famílias25 anos.


Em 2015, a prefeitura de Londrina entrou com uma ação de reintegração de posse e em 2017, uma decisão favorável ao município foi publicada; a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) recorreu, mas no ano passado, o Tribunal Regional Federal deu ganho de causa ao município. Agora, o juiz federal Bruno Silva Santos espera mediar uma solução entre indígenas e o município.


Os indígenas se recusam a deixar o local e apresentaram documentos da prefeitura, de 1998, que preveem a construção de casas e do centro cultural no espaço.