Cidade

Baixa procura na imunização de crianças cria alerta na Secretaria de Saúde

29 ago 2024 às 11:05

A baixa procura na imunização de crianças criou um alerta na Secretaria Municipal de Saúde, já que o problema se reflete em todo o país com o retorno de doenças que estavam fora de circulação há muito tempo. A coqueluche que estava fora do radar, recentemente matou uma criança em Londrina. São 18 casos confirmados no município e 60 aguardam confirmação.

 

Com isso, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, afirmou que a baixa procura se deve em parte pela falta de conscientização. “Eu tenho a percepção que é um pouco da falta de conscientização. As fake news ao longo dos anos começou fora do Brasil e chegou aqui de forma mais acentuada, principalmente durante a pandemia. Observamos que as pessoas que a vida toda que se vacinaram e vacinaram seus filhos, ficaram reticentes e temos o melhor sistema de vacinação do mundo e tem como objetivo de proteger e salvar vidas”, disse.

  

Quando questionado sobre a situação da coqueluche no município, o secretário comentou que a situação preocupa e afirma que a vacinação é a principal forma de combater o aumento de casos.

 

Diante da gravidade, o MP (Ministério Público) fez uma nova recomendação ao município para intensificar a vacinação também nas escolas. Porém, segundo a pasta, ainda é necessário que a população entenda a importância da vacina para a saúde pública.

 

“É uma grande logística envolvida para levar a vacinação às escolas e vamos intensificar. Conseguimos vacinar pouco mais de mil crianças nessas últimas ações. Porém, não adianta de nada se levarmos as vacinas em vários lugares e abrirmos postos no sábado, se não houver conscientização. É necessário reforçar a importância da vacina para a saúde pública para conseguir atingir os números”, disse.