Chegar aos 30 anos de trabalho ininterrupto é uma façanha que, infelizmente, poucas companhias de dança alcançam no Brasil. Não faltam, portanto, motivos de celebração para o Ballet de Londrina, que sopra velinhas no mês de dezembro. Até lá, realiza uma série de atividades especiais dentro e fora da cidade com o objetivo de reafirmar sua história de revolução e seu presente de reinvenção. O início das comemorações está agendado para sábado (10), às 20h, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde. Os bailarinos voltam a este palco com “Bora!” após a estreia no ano passado, que lotou o teatro e surpreendeu pelos minutos seguidos de aplauso para a coreografia assinada por Henrique Rodovalho, premiado diretor da Quasar Cia de Dança.
Ingressos podem ser adquiridos por R$20 e 10 (meia-entrada) no Sympla ou na bilheteria do Ouro Verde, se houver lugares restantes no dia da apresentação. A classificação indicativa é livre.
“Bora!” marca uma virada na trajetória do Ballet de Londrina, que passa a ter coreógrafos convidados em ciclo rotativo, com direção geral de Marciano Boletti e direção de produção de Danieli Pereira. Rodovalho abre este ciclo imprimindo aos dez bailarinos sua movimentação, que valoriza braços e quadris, contrasta velocidades e investe em sutil dramaturgia. “Bora!” é um espetáculo leve e alegre, um chamado para ir adiante – como propõe a interjeição do título. Mas também lança a enigmática pergunta: ir para onde? Faz, assim, um estudo irônico e irreverente sobre o comportamento humano na pós-modernidade – tempo de fim das utopias e de relações líquidas.
Esta é a primeira apresentação do espetáculo em Londrina este ano. A companhia tem cumprido turnê por dez cidades do Paraná com apoio da Copel e incentivo do Governo do Estado do Paraná, via Profice.
O elenco do Ballet de Londrina é formado pelos dançarinos Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Higor Vargas, Ione Queiroz, José Villaça, Matheus Nemoto, Nayara Stanganelli, Peter Levi, Viviane Terrenta e Wesley Silva. A companhia está vinculada à Funcart – Fundação Cultura Artística de Londrina, com patrocínio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Londrina. A apresentação de “Bora!” no Teatro Ouro Verde tem apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina – Casa de Cultura da UEL.