Cidade

Brasil é declarado livre de gripe aviária e governo mira retomada das exportações de frango

19 jun 2025 às 12:15

Após 28 dias sem novos casos registrados, o Brasil se declarou oficialmente livre da gripe aviária nesta quarta-feira (19). A medida marca o fim do chamado “vazio sanitário”, período necessário para que um país volte a ser reconhecido internacionalmente como livre da doença. A expectativa agora é a normalização das exportações de frango para cerca de 70 países que haviam imposto restrições.


O surto teve início no dia 15 de maio, quando foi identificado o primeiro foco da gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura e Pecuária informou à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) que o caso está controlado e já enviou toda a documentação exigida, além das medidas de contenção adotadas.


Durante o período crítico, 47 países suspenderam totalmente a compra de frango brasileiro. Outros 17 restringiram as importações apenas da produção gaúcha e quatro limitaram a entrada de aves provenientes de Montenegro. Agora, com a mudança no status sanitário, a expectativa é de retomada gradual desses mercados.


O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, com mais de 5 milhões de toneladas embarcadas em 2024, o que representa cerca de 10 bilhões de dólares. Ainda assim, a confirmação do foco no mês passado afetou a balança comercial: entre maio e o início de junho, as exportações caíram quase 20% em relação ao mesmo período do ano passado, representando um prejuízo de aproximadamente 200 milhões de dólares.