A Guarda Municipal de Londrina desmantelou, na tarde desta terça-feira, uma rinha de galo com centenas de aves mantidas na ocupação Aparecidinha, na zona norte, após atender uma denúncia de tráfico de drogas que levou os agentes a descobrirem a estrutura usada para jogos ilegais e maus-tratos.
A operação surpreendeu os agentes, que não encontraram entorpecentes no endereço informado pelo denunciante, mas sim uma instalação completa para rinhas, organizada para promover disputas clandestinas. Esta é a segunda rinha de galo desarticulada na cidade em 16 dias.
Os animais feridos serão encaminhados a um hospital veterinário para avaliação e tratamento. A presença de medicamentos, seringas, ampolas e esporas utilizadas para potencializar as brigas confirmou a prática de maus-tratos sistemáticos.
Cadernos apreendidos no local continham anotações de apostas, com valores que chegavam a R$ 500 e R$ 600 por disputa. Além dos galos, a equipe encontrou outras espécies de pássaros silvestres em cativeiro, como canarinhos-da-terra, trinca-ferros e coleirinhas, configurando crime ambiental.
Nenhum suspeito foi localizado durante a ação. A Polícia Civil assumirá a investigação para apurar possíveis conexões com outra rinha de galo desarticulada no Conjunto Santo André há 15 dias.