Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Câmara aprova criação do Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência de Londrina

Por estar tramitando em urgência, a proposta volta à pauta da sessão plenária de quinta-feira (4)
03 set 2025 às 07:03
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Fernando Cremonez

A Câmara Municipal de Londrina (CML) aprovou em primeiro turno, durante a sessão desta terça-feira (2), o projeto de lei (PL) nº 68/2025, que cria o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FMDPD) e reestrutura a composição do conselho municipal. Por estar tramitando em urgência, a proposta volta à pauta da sessão plenária de quinta-feira (4) para segunda votação.


Apresentado pelo prefeito Tiago Amaral (PSD), o projeto de lei define a gestão do FMDPD, fontes de receita e regras para aplicação dos recursos. O fundo é necessário para o recebimento de transferências de outros entes da federação, como do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, regulamentado pelo decreto estadual nº 4.254/2023.


A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Adrielly Ganeo, durante discurso em plenário, disse que a criação do fundo representa um avanço para a efetivação de políticas públicas para as pessoas com deficiência em Londrina. “É importante para que a gente consiga puxar fundos para a cidade e para garantir o direito das entidades e das famílias representadas”, afirmou.


O projeto de lei também altera a composição do conselho municipal, reduzindo o número de representantes de 24 para 20 membros, visando “otimizar as deliberações do plenário”, conforme justificativa. Em contrapartida, o projeto aumenta a proporção de representantes da sociedade civil organizada, que passa a contar com 10 representantes (antes eram 8). Além disso, a alteração traz inclusão específica de representantes de entidades que atuam na área do Transtorno do Espectro Autista (TEA), reconhecendo a especificidade dessa condição. Por fim, o PL exclui a representação da Câmara Municipal, para atender à Lei Orgânica do Município, que veda a participação de representantes do Legislativo em conselhos do Executivo.



Estrada Rural


Também em urgência, os vereadores aprovaram em primeira votação o projeto de lei  (PL) nº 266/2025, que autoriza a abertura de um crédito adicional especial de R$ 391,4 mil junto à Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP). Os recursos serão usados para contratação, via Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Paraná (Cindepar), de serviços de microrrevestimento asfáltico a frio em trecho considerado crítico da Estrada Rural do Rezende, no Patrimônio Regina, danificado pelas fortes chuvas do primeiro semestre. A medida visa garantir segurança no tráfego, escoamento da produção agrícola e maior durabilidade do pavimento. 

“É uma estrada que tem 2.500 metros de extensão e lá promovemos teste de estabilidade do solo [...]. Feito isso, para garantirmos a sustentabilidade deste solo, é necessário que façamos o revestimento superficial, que, neste caso, colocamos duas camada de microrrevestimento [asfáltico], que é uma tecnologia utilizada para pavimentação de estradas no núcleo urbano, mas que funciona muito bem nas estradas vicinais”, garantiu Gilmar Domingues (foto), secretário municipal de Agricultura e Abastecimento. Também participou da sessão o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes.

Confira como foram as votações durante a sessão:

- Cria o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e reestrutura a composição do conselho municipal (PL nº 68/2025) - Aprovado em primeiro turno, em urgência. Enviado à ordem do dia da próxima sessão.

- Abre Crédito Adicional Especial de R$ 391.400,00, destinado à Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, para execução pavimentação em trecho da Estrada Rural do Rezende (PL nº 266/2025) - Aprovado em primeiro turno, em urgência. Enviado à ordem do dia da próxima sessão.
 
- Institui o Programa Regulariza Londrina (PL nº 219/2025) - Aprovada redação final. Enviado para sanção do prefeito.

- Estabelece medidas para garantir o acesso seguro e eficaz às armas de incapacitação neuromuscular (aparelho de choque de contato) como instrumento de legítima defesa para mulheres no Município de Londrina (PL nº 18/2025) - O projeto de lei seria votado em primeiro turno, mas foi retirado de pauta até 20 de setembro a pedido do autor.

- Proíbe a contratação, o patrocínio ou divulgação, pela Administração Pública Municipal, de shows, artistas e eventos que promovam a apologia ao crime ou ao uso de drogas (PL nº 46/2025) - Aprovado em primeiro turno. Aberto prazo regimental de sete dias úteis para apresentação de emendas antes do segundo turno de votação.

- Institui o Programa Banca do Esporte no Município de Londrina (PL nº 156/2025) - Aprovado em primeiro turno. Aberto prazo regimental de sete dias úteis para apresentação de emendas antes do segundo turno de votação.

- Institui a Semana Municipal de Conscientização sobre Problemas Dermatológicos no Município de Londrina (PL nº 170/2025) - Aprovado em primeiro turno. Aberto prazo regimental de sete dias úteis para apresentação de emendas antes do segundo turno de votação.

- Denomina Rua Paulo Henrique da Luz a área pública da Gleba Cafezal (PL nº 176/2025) - Aprovado em discussão única. Enviado para sanção.

- Autoriza a associação da Câmara Municipal de Londrina à Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e Contas - ABEL (PR nº 1/2025) - Aprovado em primeiro turno. Aberto prazo regimental de sete dias úteis para apresentação de emendas antes do segundo turno de votação.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Prefeituras, Sanepar e Copel alinham soluções para problemas de abastecimento de água

Cidade
Imagem de destaque

Câmara de Cascavel discute reajuste do IPTU com aumento na base de cálculo

Cidade

Governo do Paraná inaugura oficialmente nova unidade do Poupatempo em Cascavel

Cidade

Em exemplo de superação, 32 alunos da EJA concluem Ensino Fundamental em Cascavel

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.