Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Câmara de Londrina aprova em 1ª discussão projeto que altera regras da Zona Azul

O objetivo é determinar que a delegação da prestação de serviços públicos deve ocorrer por meio de licitação
14 mar 2025 às 19:42
Por: Assessoria de Imprensa

Na sessão desta quinta-feira (13), os vereadores da Câmara Municipal de Londrina (CML) aprovaram por unanimidade (19 votos), em primeira discussão, o projeto de lei nº 5/2025, de autoria do ex-prefeito Marcelo Belinati. A proposta altera a lei municipal nº 10.914/2010, que regulamenta o serviço de estacionamento rotativo na cidade, conhecido como Zona Azul.

 

O objetivo da mudança é adequar a legislação municipal ao artigo 175 da Constituição Federal, que determina que a delegação da prestação de serviços públicos deve ocorrer por meio de licitação. Atualmente, a administração da Zona Azul em Londrina pode ser feita diretamente pela Administração Municipal ou por entidades assistenciais, mediante chamada de interessados e permissão. Com a alteração, será exigido procedimento licitatório para a escolha da entidade responsável. “Esse ajuste é necessário para que as entidades assistenciais possam concorrer de forma legal”, explicou o vereador Marcelo Oguido (PL), líder do Executivo na CML.

 

Parecer jurídico favorável

Outras notícias

Câmera flagra furto em loja na Rua Recife; prejuízo se aproxima de R$ 50 mil

Guarda Civil Patrimonial recupera moto furtada na Avenida Brasil em Cascavel

Cerca de 5 mil pessoas assistem encenação da Paixão de Cristo no Conjunto Lindóia


O projeto recebeu parecer favorável da Procuradoria Legislativa da Câmara e voto favorável da Comissão de Justiça, Legislação e Redação. A mudança segue entendimento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que, em decisão anterior, apontou a irregularidade do modelo vigente em Londrina. Ao analisar representação contra chamamento público realizado pela CMTU/ em 2011, o TCE/PR considerou que a forma utilizada para a escolha da entidade responsável pelo estacionamento rotativo contraria a legislação federal sobre permissões de serviço público.

 

Como funciona a Zona Azul em Londrina


O estacionamento rotativo de Londrina é administrado pela Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), entidade assistencial vinculada ao Instituto Leonardo Murialdo. A organização atua por meio de um Termo de Permissão firmado com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

 

De acordo com informações do Portal da Transparência da CMTU, o termo inicial foi assinado em 2011 e recebeu dois aditivos, sendo o último em janeiro de 2021, prevendo mais dez anos de execução do serviço pela Epesmel. Parte da arrecadação do serviço é revertida para projetos sociais que atendem mais de 2 mil crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos.

 

A Zona Azul conta com 2.471 vagas distribuídas em diferentes regiões da cidade: área central, Centro Cívico, a Avenida Bandeirantes e adjacências e Avenida Ayrton Senna. O serviço opera de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. Além de organizar o fluxo de veículos e garantir maior rotatividade nas vagas, o serviço prevê isenção de cobrança para idosos e pessoas com deficiência que utilizam as vagas reservadas, desde que apresentem a credencial emitida pela CMTU.

 

Próximos passos


Após a aprovação em primeira discussão do PL 5/2025, os vereadores terão um prazo de sete dias para apresentação de emendas (modificações) à proposta antes da votação em segundo turno. 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Viatura da PM capota após colisão durante deslocamento para ocorrência em Rolândia

Cidade
Imagem de destaque

Carro é destruído por incêndio na BR-486 em Cascavel

Cidade

Cid Ribeiro sorteia bicicleta para celebrar sucesso do Brasil Urgente; veja regras

Cidade

Homem é assaltado enquanto pescava durante a noite no Lago Jaboti em Apucarana

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Dupla provoca PM e filma perseguição: “Ô polícia, vamos brincar de pega-pega, mano?”

Brasil e mundo
Brasil

Bebê de 4 meses morre após ser atropelado por carro de prefeita

Cidade
Londrina e região

Homem que morreu ao ser deixado na UPA em Londrina já foi réu por homicídio

Cidade
Londrina e região

Motociclista tem traumatismo craniano após grave acidente na Rua Brasil, no Centro

Cidade
Cascavel e região

Homem de 40 anos fica gravemente ferido ao ser baleado em Cascavel

Podcasts

PodCampo Vivo | EP 2 | Pecuária em destaque direto da ExpoLondrina 2025

Podcast PodGuest | EP 7 | Julie Bicas | Especial de Aniversário do Programa Guest

Podcast Heróis e Vilões | EP 3 | 99% da população é criminosa? | Walter Bittar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.