Nesta quinta-feira (21), a Câmara de Londrina aprovou por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei que proíbe a utilização e a distribuição de livros com conteúdo erótico nas escolas municipais de Londrina.
O texto é de autoria da vereadora Jessicão (Progressistas) e não prevê multa caso algum material didático com este tipo de conteúdo seja encontrado em escolas municipais, mas sim que o livro seja retirado imediatamente da sala de aula e devolvido para a editoria.
A parlamentar diz que denúncias foram feitas em todo o Brasil e não em Londrina, mas que a criação do projeto é para evitar registros de casos parecidos na cidade. "A gente quer ter essa conversa com a nova secretária ou o novo secretário de educação no ano que vem para que através da lei ele coloque uma equipe para fazer isso no começo de todo ano, analisando", explicou a vereadora.
De acordo com a parlamentar, o projeto foi construído com cautela para deixar claro que o ensino dos órgãos reprodutores continuará na disciplina de Ciências, mas que de forma técnica para evitar a sexualização.
O projeto voltará a ser discutido em segunda instância.