A Câmara Municipal de Londrina realizará no dia 1º de janeiro de 2025, a Sessão Solene de Instalação da 19ª Legislatura para dar posse aos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos para o mandato de 2025 a 2028. Será a primeira sessão de posse presencial em oito anos, visto que a anterior, em 2021, foi realizada remotamente devido à pandemia de covid-19.
Aberto ao público, o evento será realizado às 18 horas, na sede reformada do Legislativo, no Centro Cívico (Rua Gov. Parigot de Souza, 145), com transmissão ao vivo pelos canais do Legislativo no YouTube e no Facebook. Na sequência, o Regimento Interno prevê a realização de Sessão Preparatória para Eleição da Mesa Executiva, colegiado de vereadores responsável pela gestão da Câmara e pela condução dos trabalhos legislativos.
Sessão de posse
A solenidade de posse será presidida pelo vereador Roberto Fú (PL), pois o Regimento Interno da CML dispõe que a sessão de instalação deve ser comandada pelo vereador mais idoso. Também comporão a mesa que dirigirá a cerimônia a vereadora Jessicão (PP), como primeira-secretária, pois a parlamentar representa o partido que obteve maior número de cadeiras na Casa, seis no total, mesma quantidade do PL, já representado por Fú; e o vereador Deivid Wisley (Republicanos), como segundo-secretário, pois foi o mais votado da legislatura, com 16.212 votos.
Na sequência, haverá a execução do Hino Nacional Brasileiro e a leitura do texto bíblico pelo vereador Matheus Thum (PP), o mais jovem da Câmara, com 30 anos. Posteriormente, a leitura do compromisso será realizada pela vereadora Lenir de Assis (PT). Pelo Regimento Interno, este momento é reservado ao parlamentar com maior número de mandatos entre os presentes. Neste caso, Lenir e Emanoel Gomes (Republicanos) iniciarão o quarto mandato, porém, em caso de empate, cabe ao mais idoso fazer a leitura. Após a posse, o prefeito poderá discursar por 15 minutos, seguido do vice-prefeito, por mais 5 minutos. Em seguida, cada vereador poderá usar a palavra por até 3 minutos cada.
Vereadores
Tomarão posse para a 19ª Legislatura (2025-2028) da Câmara Municipal de Londrina: Anne Ada (PL), Antonio Amaral (PSD), Chavão (Republicanos), Deivid Wisley (Republicanos), Emanoel (Republicanos), Prof.ª Flávia Cabral (PP), Giovani Mattos (PSD), Jessicão (PP), Lenir De Assis (PT), Marcelo Oguido (PL), Marinho (PL), Matheus Thum (PP), Mestre Madureira (PP), Michele Thomazinho (PL), Régis Choucino (PP), Roberto Fú (PL), Santão (PL), Sidnei Matias (Avante) e Valdir Santa Fé (PP).
Composição
Do total de parlamentares da próxima legislatura, oito (42,1%) darão início ao seu primeiro mandato e 11 (57,9%) foram reeleitos. Entre os 19 eleitos, cinco são mulheres (26,3%). Seis partidos terão vereadores na Câmara de Londrina: PL e o PP terão 6 cadeiras cada, o Republicanos terá 3 vagas, o PSD será representado por 2 vereadores, e PT e Avante terão 1 cadeira cada.
Eleição da Mesa Executiva
De acordo com o Regimento Interno, encerrada a Sessão Solene de Instalação da Legislatura, o plenário deliberará, por maioria absoluta de votos (10 votos), se a Sessão Preparatória para Eleição da Mesa Executiva (presidente, vice-presidente, 1º, 2º e 3º secretários), será instalada imediatamente ou em prazo que não ultrapasse 48 horas contadas do início da sessão de posse. A Mesa Executiva têm mandato de dois anos e uma série de atribuições, entre elas, dirigir os trabalhos legislativos, autorizar viagens de vereadores e elaborar as propostas orçamentárias da Câmara.