Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Câmara de Londrina lança portal renovado com canal direto da população com o Legislativo

Uma das novidades é a facilidade para a população direcionar sugestões, pedidos ou reclamações diretamente à Ouvidoria Legislativa e ao Serviço de Informação ao Cidadão
06 nov 2024 às 11:44
Por: Assessoria de Imprensa

Foi lançado oficialmente, na manhã desta quarta-feira (6), o novo sistema legislativo da Câmara Municipal de Londrina (CML), que inclui um portal web reformulado, responsivo, adaptado para acesso em celulares e tablets, e contendo um canal direto da população com o Legislativo. A solução tecnológica também permite integração com o sistema informatizado da Prefeitura. Entre os objetivos estão facilitar o acesso do londrinense à Câmara, trazer eficiência para os processos legislativos e melhorar a organização de dados e notícias. Para marcar o lançamento, o primeiro projeto de lei protocolado no novo sistema cria o Laboratório de Inovação da CML, de iniciativa da Mesa Executiva (Leia aqui).


O novo portal web possui design mais dinâmico e interativo para facilitar a navegação e o acesso à informação, garantindo que o público encontre o que procura de maneira simples e rápida. Uma das novidades é a facilidade para a população direcionar sugestões, pedidos ou reclamações diretamente à Ouvidoria Legislativa e ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Pelo celular ou tablet, o usuário poderá, inclusive, anexar fotos e vídeos, e acompanhar o passo a passo da sua solicitação. O novo portal substitui a versão colocada no ar em 2005.


O presidente da Câmara de Londrina, vereador Emanoel (Republicanos), explicou que o novo sistema e o Laboratório de Inovação da CML são resultados do Fórum Avança CML, criado em maio de 2023, no início da gestão da atual Mesa Executiva, para modernizar o Legislativo, deixando a Câmara mais próxima da população, com serviços simplificados e operações mais eficientes. “A simplificação é o princípio básico da vida. Não se podem criar barreiras para que a população deixe de exercer seus direitos, por limitações tecnológicas ou burocráticas”, destacou. O presidente ressaltou, ainda, que a modernização tecnológica fortalece a comunicação direta e simplificada com a população, reduzindo o espaço para desinformação e trazendo Londrina para a vanguarda da gestão legislativa no país. “A Câmara de Londrina consegue pegar a população pela mão e colocar todos aqui dentro, porque vai ser muito simples fazer parte da Câmara”, resumiu.


O novo sistema permite a integração ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura de Londrina, o que reduzirá o tempo de tramitação de projetos de lei, indicações e pedidos de informação, por exemplo. Para a sua implantação será firmado convênio com a Administração Municipal. Outra novidade é que os processos legislativos e administrativos serão totalmente automatizados, agilizando o andamento das tarefas e eliminando o uso de papel.


A necessidade de um novo sistema veio à tona após consultoria realizada pelo Senai, dentro dos trabalhos do Fórum Avança CML. A responsável pela implementação é a Softcam Soluções, de Santa Catarina, vencedora do processo licitatório, e referência em automação de processos legislativos no Brasil. O coordenador do Grupo de Trabalho de Processos do Fórum Avança CML, Alex Gustavo da Silva, disse que o sistema é uma ferramenta moderna e intuitiva, desenhada para otimizar fluxos de trabalho e facilitar o acesso às informações. “A burocracia e a tecnologia não podem vir para atrapalhar a vida do cidadão no exercício do seu direito, mas têm que servir como uma ferramenta para facilitar e possibilitar que as pessoas consigam ter os seus direitos executados. Então, foi desse escopo do qual a gente partiu: como conseguir de forma eficiente e sustentável ter ferramentas que se comunicassem com o cidadão e permitissem a ele se comunicar conosco”, afirmou.


Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Justiça suspende licitação do transporte coletivo de Cascavel por irregularidade no edital

Cidade
Imagem de destaque

MPPR expede recomendação para fins de adequações em PL sobre parcelamento do solo

Cidade

Arapongas proíbe cigarros eletrônicos e danças sensuais nas escolas

Cidade

Tribunal de Contas do Paraná suspende licitação da Transitar por indícios de irregularidades

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem é preso após matar esposa e atacar suposto amante da mulher em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Mulher esfaqueia homem na rua e depois no hospital em Quedas do Iguaçu

Cidade
Londrina e região

Estádio do Café recebe 2ª edição do Futebol Solidário; evento reúne cantores e jogares

Brasil e mundo
Brasil

Aluna dispara arma de fogo dentro de colégio particular e fere colega

Cidade
Londrina e região

Autor de feminicídio confirma que conversas no celular da esposa motivaram o crime

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.