A Câmara dos Deputados do Paraguai aprovou nesta semana a intervenção federal no governo municipal de Ciudad del Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu. Após duas horas e meia de debate, o pedido foi aprovado com 44 votos favoráveis e 4 contrários.
A intervenção foi solicitada pela Controladoria Geral da República, que apontou indícios de corrupção na gestão do prefeito Miguel Prieto, eleito em 2021. Prieto, que é advogado de formação, está afastado do cargo enquanto um interventor nomeado pelo presidente Santiago Peña assume a prefeitura. O interventor terá até 90 dias para concluir as investigações.
Prieto, que é opositor político ao governo atual e conta com o apoio de parte da população local, afirma que a medida trata-se de uma perseguição política. Ciudad del Leste é a segunda maior cidade do Paraguai, atrás apenas da capital Assunção, que também está sob intervenção federal.
Ao final do período de investigação, a Câmara dos Deputados avaliará as provas para decidir sobre a permanência ou destituição do prefeito. Caso seja confirmada a corrupção, novas eleições municipais serão convocadas.