Com o objetivo de manter o sarampo fora de circulação em Cascavel, a Secretaria de Saúde iniciou a aplicação da dose zero em crianças de 6 a 11 meses de idade, em todas as unidades de saúde. Leve seu filho para garantir a imunização, que pode salvar vidas.
A estimativa é que cerca de duas mil crianças em Cascavel estejam aptas a receber essa dose. A vacinação nas unidades de saúde começa sempre às 8h da manhã e vai até 15 minutos antes do fechamento, sendo que as unidades não fecham para o almoço.
Embora Cascavel não tenha registros da doença, o reforço é uma forma de garantir a imunização precoce. O sarampo já faz parte do calendário infantil de vacinação, com a primeira dose prevista aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de vida. A dose zero não substitui essas etapas, sendo apenas uma prevenção adicional para impedir a volta da circulação desse vírus tão perigoso.
A cobertura vacinal contra o sarampo em Cascavel está em 93% para a primeira dose e 81% para a segunda. Embora os números estejam próximos da meta, o município alerta para a importância de manter o calendário de vacinação das crianças atualizado.