Desde a última sexta-feira (9), Cascavel vive dias de luto após o trágico acidente aéreo do voo 2283, que resultou na morte de 62 pessoas. Uma semana após a tragédia, a Voepass, companhia aérea responsável pelos trâmites de translado das vítimas, informou à Prefeitura de Cascavel que os trabalhos de transporte das urnas funerárias estão concluídos.
Os traslados das vítimas identificadas como residentes em Cascavel foram realizados conforme o desejo de seus familiares. Alguns corpos foram levados para cidades de origem, enquanto outros permaneceram na cidade para as cerimônias de despedida.
Traslados Realizados
Os traslados chegaram ao Aeroporto Regional de Cascavel através de aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) e voos comerciais das companhias Gol e Latam. Para garantir a privacidade das famílias e a segurança nos deslocamentos, a Transitar, a Guarda Municipal, a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram a escolta dos veículos funerários, além de acompanhar os familiares que optaram por seguir o processo de perto.
Os corpos das seguintes vítimas foram transportados e receberam os cuidados finais:
- Ana Caroline Redivo (FAB, 13/08, Santa Tereza do Oeste)
- Silvia Osaki (FAB, 13/08)
- Maria Bartinik (FAB, 14/08)
- Renato Bartinik (FAB, 14/08)
- Adriana Santos (FAB, 14/08)
- Laiana Vasatta (GOL, 15/08)
- Edilson Hobold (GOL, 15/08, Medianeira)
- Simone Rizental (Latam, 15/08)
- Denilda Acordi (Latam, 15/08, Três Barras do Paraná)
- Mariana Belim (FAB, 16/08)
- Deonir Secco (FAB, 16/08)
- Miguel Arcanjo Júnior (FAB, 16/08)
- Lucas Camargo (FAB, 16/08)
- Adrielle Costa (FAB, 16/08)
- Raquel Moreira (FAB, 16/08)
- José Roberto Ferreira Leonel (FAB, 16/08)
- Sara Sera Langer (FAB, 16/08)
- Rosângela Maria Oliveira (FAB, 16/08, Guaíra)
- Mauro Bedin (FAB, 16/08, Guaíra)
- Gracinda Silva (FAB, 16/08, Toledo)
- Nelvio José (FAB, 16/08, Toledo)
Além disso, os corpos de Zini Junior e Kharine Zini foram transportados por via terrestre em 13/08. A pequena Liz Ibba, de 3 anos, foi cremada em São Paulo, e a família venezuelana formada por Maria Parra, sua filha Josgledys Gonzalez e seu neto Joslan Perez, de 4 anos, foi velada na capital paulista.
Ainda, há informações, embora não confirmadas pela Voepass, de que o casal Hadassa Silva e Leonardo Henrique da Silva será velado na cidade de Nova Fátima, no Paraná.
A Prefeitura de Cascavel, em nota, lamentou profundamente a perda de todas as vítimas e manifestou sua solidariedade às famílias enlutadas. O Município reforça a necessidade de uma investigação rigorosa sobre o acidente, para que tragédias como essa não voltem a ocorrer.