Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Cascavel perde 12 posições em ranking nacional de saneamento em 2025

16 jul 2025 às 08:23
Por: Portal Tarobá

Cascavel caiu da 9ª para a 21ª colocação no Ranking do Saneamento 2025, divulgado pelo Instituto Trata Brasil. A queda de 12 posições coloca o município atrás de cinco outras cidades paranaenses.


Foz do Iguaçu aparece como a melhor colocada do Paraná, em 10º lugar, seguida por Ponta Grossa (13º), Maringá (14º), Curitiba (18º) e Londrina (19º). Em 2024, Maringá ocupava a liderança nacional, mas também perdeu posições.


Apesar da queda, os índices de Cascavel seguem relativamente positivos. O município possui 93,54% de cobertura total de água, 94,57% de cobertura de esgoto e 100% do esgoto tratado. Entre 2019 e 2023, foram investidos R$ 275,15 milhões no setor, com uma média per capita de R$ 158,11 por habitante.


O dado que mais chama atenção negativamente é o de perdas na distribuição, que chegou a 37,10%. O índice de perdas volumétricas foi de 254,62 litros por ligação ao dia, números que podem ter influenciado na queda da posição no ranking.


Dados gerais

Outras notícias

Obras no Museu de Arte de Londrina serão entregues nesta quinta-feira

Prefeitura de Cambé promove audiência pública sobre ampliação de vagas em CMEI

Idosa atingida por trem em Apucarana morre quase um mês após acidente


Dos 20 melhores municípios do Ranking de 2025, nove são do estado de São Paulo, cinco são do Paraná, três são de Minas Gerais, dois são de Goiás e um é do Rio de Janeiro.


Dos 20 piores municípios do Ranking de 2025, quatro são do Rio de Janeiro, quatro de Pernambuco e três são do Pará. Do restante, quatro pertencem à macrorregião Norte, três situamse na macrorregião Nordeste, um, no Centro-Oeste, e ainda outro, na região Sudeste. Além disso, dos 20 piores municípios ranqueados em 2025, 8 são capitais de seus estados: Recife (PE), Maceió (AL), Manaus (AM), São Luís (MA), Belém (PA), Rio Branco (AC), Macapá (AP) e Porto Velho (RO). 


O Ranking do Saneamento 2025 destaca os municípios que mais variaram de forma positiva e negativa em relação ao Ranking de 2024. É importante ressaltar que os indicadores do SINISA buscam estabelecer um paralelo entre os dados disponíveis e a realidade observável de cada município, em termos de infraestrutura de saneamento. Portanto, grandes variações devem ser avaliadas com bastante cautela. 


Destaque para Campos dos Goytacazes (RJ), município que lidera a variação positiva, indo da 45ª posição em 2024 para a 26ª em 2025. Dos municípios com maiores variações positivas, três são da região Sudeste, um da Sul e um do Centro-Oeste.


Para a maioria dos munícipios com as piores variações, houve uma regressão no nível de atendimento de água. Entretanto, de maneira contraintuitiva, em todos esses municípios houve um aumento do número de economias totais (urbanas e rurais) ativas de água de 2022 para 2023. 


Uma possível explicação para a queda do atendimento à população, mesmo com o aumento do número de economias ativas de água, é a queda na relação habitante/economia apresentada para muitos municípios no Censo 2022: ainda que se esteja expandindo fisicamente os serviços, o atendimento por habitante seria menor que o projetado anteriormente. Assim, os números de 2023 seriam mais fidedignos à realidade brasileira.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Jovem de 27 anos é morto por disparos de arma de fogo em boate de Apucarana

Cidade
Imagem de destaque

Carro capota na PR-471 e deixa dois homens feridos em Catanduvas

Cidade

Motorista perde controle do carro e sai da pista na PR-182, em Palotina

Cidade

Carro carregado com cigarros contrabandeados bate em veículo estacionado e é apreendido em Cascavel

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Operação na CMTU: prefeito de Londrina prioriza auditoria de contrato do transporte coletivo

Cidade
Londrina e região

Prefeitura realiza Recadastramento Imobiliário após 24 anos de defasagem

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.