Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Cascavel se prepara para o aumento da população na cidade nos próximos 25 anos

Em Cascavel, o estudo projeta que a população atual de 369.978 habitantes passará para 445.662 em 2050, com 98,3% residindo na área urbana e apenas 1,7% na zona rural
03 jun 2025 às 16:23
Por: Portal Tarobá

A projeção populacional urbana e rural para os municípios paranaenses, de 2025 a 2050, foi apresentada na tarde desta segunda-feira (2) pelo Secretário Estadual de Planejamento, Ulisses Maia, e pelo Diretor-Presidente do Ipardes, Jorge Callado. O estudo, baseado nos censos demográficos de 2010 a 2022, prevê um aumento da urbanização no Paraná, que deve passar de 89,7% em 2025 para 94% em 2050. A população rural do estado, por outro lado, deverá diminuir quase 50%, caindo de 11,1% para 6% no mesmo período.


De acordo com o estudo, os centros urbanos do estado devem ganhar 986.284 pessoas nas próximas duas décadas e meia. A população das áreas urbanas passará de 10.672.024 habitantes, em 2025, para 11.658.308 em 2050. Já a população rural será reduzida de 1.218.556 pessoas, em 2025, para 745.523 em 2050, representando uma queda de 473.033 pessoas.


O presidente do Ipardes – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Jorge Callado, afirmou que a constante urbanização é um fenômeno mundial e destacou que o estudo foi desenvolvido justamente para auxiliar os municípios em seu planejamento.


O principal objetivo do levantamento é fornecer dados que permitam aos municípios se prepararem, especialmente no aspecto econômico, associando o desenvolvimento à sustentabilidade e a questões sociais. Ulisses Maia afirmou que, com base nesses números, as políticas públicas podem ser melhor planejadas.


Alci Rotta Júnior, presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, comentou que o campo tende a produzir de forma cada vez mais eficiente, reduzindo a necessidade de mão de obra. Ele ressaltou que cabe às administrações municipais ampliarem a infraestrutura e os serviços públicos, e que esse planejamento deve começar imediatamente para garantir um crescimento sustentável.

Outras notícias

Motociclista fica ferido em grave acidente no bairro Cascavel Velho

Obras no Museu de Arte de Londrina serão entregues nesta quinta-feira

Prefeitura de Cambé promove audiência pública sobre ampliação de vagas em CMEI


Em Cascavel, o estudo projeta que a população atual de 369.978 habitantes passará para 445.662 em 2050, com 98,3% residindo na área urbana e apenas 1,7% na zona rural. Para lidar com esse crescimento, foi criado o “Projeto Cascavel 2050”, que tem como objetivo orientar o planejamento de médio e longo prazo da cidade. O projeto é coordenado pela CODESC (Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel) e envolve mais de 60 entidades representativas e especialistas de diversas áreas.


Ricardo Lora, presidente da CODESC, destacou que as câmaras técnicas vêm trabalhando principalmente na revisão do plano diretor, a fim de definir as direções de crescimento da cidade e identificar as regiões que mais necessitam de infraestrutura.


Ainda segundo Alci Rotta Júnior, a região Oeste cresce em índices superiores à média estadual. Ele também apontou que um dos maiores déficits da região é o de moradias populares, o que inclusive dificulta o preenchimento de vagas de emprego abertas no Oeste do Paraná.


Outro desafio apontad pelo estudo e pelo "Projeto Cascavel 2050" estão a mobilidade urbana e a necessidade de moradias adequadas para atender aos trabalhadores que se deslocarão para a cidade.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Idosa atingida por trem em Apucarana morre quase um mês após acidente

Cidade
Imagem de destaque

Jovem de 27 anos é morto por disparos de arma de fogo em boate de Apucarana

Cidade

Carro capota na PR-471 e deixa dois homens feridos em Catanduvas

Cidade

Motorista perde controle do carro e sai da pista na PR-182, em Palotina

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Casal é encontrado morto em terreno de associação no bairro Maria Luiza, em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Operação na CMTU: prefeito de Londrina prioriza auditoria de contrato do transporte coletivo

Cidade
Londrina e região

Prefeitura realiza Recadastramento Imobiliário após 24 anos de defasagem

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.