Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Casos de miopia disparam com exposição excessiva a telas de celulares

29 jun 2022 às 09:46
Por: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Foto: Reprodução

A necessidade de isolamento social, por conta da Covid-19, redirecionou as atividades para o mundo remoto. O tempo de exposição às telas aumentou consideravelmente, não só entre os adultos, mas também entre as crianças, e um reflexo direto já constatado pelos oftalmologistas é o aumento no número de diagnósticos de miopia. A causa principal é o uso de aparelhos eletrônicos, seja por conta do ensino à distância, ou atividades de lazer, como assistir televisão ou jogar videogames. Smartphones e tablets fazem parte desta lista.

 

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) reconhece a possibilidade de “epidemia” de miopia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que metade da população mundial será míope em 2050. E por causa disso, médicos oftalmologistas orientam pais e professores para que se atentem ao comportamento de crianças e adolescentes. Entre alguns sintomas que sugerem miopia estão: queda no rendimento escolar, mudança de comportamento social, apertar/fechar os olhos para ver objetos ou ler, se aproximar para identificar letreiros.


O diagnóstico precoce tem impacto direto sobre a qualidade de vida e aprendizagem da criança. “Quanto mais cedo iniciar o tratamento, menores são os prejuízos a este paciente”, pontua o médico oftalmologista do Hospital de Olhos de Cascavel, Dr. César Shiratori.

“Online” precisa de equilíbrio sobre o tempo de uso

Outras notícias

Guarda Municipal localiza suspeitos de desvio de carga de tintas em Londrina

Museu de Arte de Londrina será reaberto ao público no dia 18 de dezembro

Homem que matou filha de cinco meses a socos é condenado a 45 anos de prisão em Palotina

• Entre crianças de 7 a 9 anos, a proporção que usa smartphone por três horas ou mais por dia saltou de 30% para 43% em um ano.

 

• Cerca de 37% das crianças com idades entre 10 e 12 anos usam o smartphone por 4 horas ou mais por dia.

 

• A OMS recomenda que o ideal é que as crianças não sejam expostas às telas antes de completarem 1 ano de idade e que esse tempo seja de, no máximo, 60 minutos até os 4 anos.

 

• Adolescentes com idades entre 11 e 18 anos devem limitar o tempo a até 3 horas por dia e nunca devem “virar a noite” no celular ou no computador.

Cirurgia refrativa ganha popularidade

A tecnologia aplicada à Oftalmologia resultou em ganhos na qualidade de vida dos pacientes. A cirurgia refrativa, por exemplo, revolucionou os tratamentos e devolveu a muitas pessoas a chance de voltar a viver sem necessidade do uso de óculos ou das lentes de contato. “O procedimento é rápido, indolor, minimamente invasivo e eficiente. Um grande avanço nas cirurgias refrativas foi o desenvolvimento da cirurgia transepitelial, totalmente a laser, ou também chamada de Streamlight. Com ela, o próprio laser faz a preparação do local onde será feita a correção do grau. Isso traz mais precisão, mais rapidez ao procedimento e uma recuperação mais rápida”, explica Dr. César Shiratori.


No Hospital de Olhos de Cascavel este é um dos procedimentos mais realizados. E na pandemia a procura de pacientes interessados na correção cresceu. Alguns já não gostavam de usar óculos, e com a necessidade da máscara, o incômodo ficou dobrado; e quem usava lente, passou a sentir um desconforto a mais por conta do ressecamento ocular.


Outro ponto levado em consideração foi a condição de programar a cirurgia, tendo em vista a possibilidade do trabalho remoto. “A cirurgia é indicada para aquelas pessoas que querem uma forma de diminuir ou eliminar a dependência de uso de óculos, geralmente a partir dos 18 anos de idade, com estabilidade do grau (definida como aumentos menores do que 0,5 grau no período de um ano).”


Não existe um grau específico que a cirurgia seja indicada. “Precisam ser levadas em consideração outras situações conforme avaliações dos exames específicos para a programação da cirurgia”, esclarece o oftalmologista.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Viatura da Polícia Penal capota e policial fica ferido na BR-369 em Corbélia

Cidade
Imagem de destaque

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Cidade

Volume de chuva já passou de 100 mm em cidades do Oeste do Paraná nesta sexta-feira

Cidade

PCPR apreende mais de 328 kg de cocaína em veículo na PR-280 em Vitorino

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.