Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Paraná

Cirurgia robótica inovadora: avanço na medicina da região central do Paraná

O procedimento inovador foi conduzido pelo cirurgião José Ribeiro, que se especializou em cirurgias robóticas após treinamento no Hospital A Seca Margo, em São Paulo.
02 jan 2025 às 10:15
Por: Matheus Gabriel


A região central do Paraná deu um grande passo no avanço da medicina com a realização das primeiras cirurgias robóticas, realizadas no Cancer Center, unidade do Hospital São Vicente, especializado no tratamento de câncer. 


O procedimento inovador foi conduzido pelo cirurgião José Ribeiro, que se especializou em cirurgias robóticas após treinamento no Hospital A Seca Margo, em São Paulo.


A cirurgia foi realizada com o auxílio do robô "Davinci Onze", considerado o equipamento mais moderno para cirurgias minimamente invasivas. O robô permite cortes menores, o que reduz o tempo da cirurgia e proporciona uma recuperação mais rápida para os pacientes. As duas primeiras cirurgias realizadas no local foram em um homem de 56 anos e uma mulher de 49, ambas com bons resultados.


José Ribeiro, coordenador das cirurgias, expressou sua satisfação em trazer esse procedimento de ponta para a região. "É gratificante poder aplicar os conhecimentos adquiridos em São Paulo aqui em Guarapuava e oferecer essa tecnologia avançada à nossa população", afirmou o cirurgião.


As cirurgias, que duraram entre 30 a 45 minutos, ocorreram sem intercorrências. O cirurgião Jefferson Luiz Gross, líder do Centro de Referência em Oncologia do Acecamargo Cancer Center, em São Paulo, acompanhou o procedimento como observador, destacando a importância do evento. "É um marco no avanço da medicina e tecnologia para a região. Agora, a população de Guarapuava e arredores tem acesso a tratamentos de ponta", disse Gross, que é natural de Guarapuava.

Outras notícias

Primeiro homicídio de 2025 é registrado em Cascavel, no bairro Tarumã

Flagra: motoristas rampam em quebra-molas instalado no meio da PR-445

Incêndio destrói pastelaria no Centro de Ibiporã; veja imagens do local


A cirurgia é comandada através de um computador, onde o cirurgião principal controla os quatro braços do robô, que possuem pinças, bisturis, agulhas e câmeras de alta resolução. O cirurgião auxiliar, Diego, foi responsável por garantir a segurança do paciente e o bom funcionamento do equipamento, tendo experiência anterior com o robô, adquirida em São Paulo. "É um sonho poder trazer essa tecnologia para nossa cidade e ver que ela está ajudando nossos pacientes", afirmou Diego.


O anestesiologista Braulio Honorato também destacou os avanços proporcionados pela nova tecnologia. "Com o equipamento moderno e a estrutura do hospital, conseguimos garantir uma cirurgia e anestesia seguras. O paciente está acordado, sem dor, e recebeu os cuidados adequados", ressaltou Honorato.


A cirurgia robótica em Guarapuava representa um avanço significativo, oferecendo aos pacientes da região acesso a tratamentos de alta tecnologia que antes eram restritos a grandes centros médicos.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Deslizamento de terra interdita calçada e assusta moradores na zona sul de Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Vereadores escolhem Mesa Diretora e novo presidente da Câmara de Mandaguari

Cidade

Polícia Federal realiza extradição de homicida foragido do Rio de Janeiro preso no Paraguai

Cidade

Atenção: este é o último final de semana para curtir o Natal no Gramadão da Vila A em Foz do Iguaçu

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

‘Muito ciumento’ diz mãe de jovem encontrada morta com o rosto desfigurado

Brasil e mundo
Brasil

Jovem baleado por pisar em pé de traficante em baile funk tem morte cerebral

Cidade
Londrina e região

Abre e fecha: veja o que volta e não volta a atender nesta quinta-feira em Londrina

Cidade
Londrina e região

Tiago Amaral anuncia primeiras medidas na área da Saúde, Assistência Social e Economia

Cidade
Londrina e região

Motociclista tem o corpo partido ao meio após grave acidente na PR-090, em Jataizinho

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.