Trabalhadores da empresa Sistema Serviços Urbanos, responsável pela coleta de lixo residencial em Londrina, paralisaram os trabalhos nesta quarta-feira (25) para reivindicar melhores condições de trabalho.
Com isso, as regiões leste e sul da cidade, atendidas às segundas, quartas e sextas-feiras, foram prejudicadas. A empresa atende também as regiões norte e oeste às terças e quintas-feiras e caso não haja diálogo, o trabalho não será retomado pelos próximos dias.
De acordo com Izabel Aparecida de Oliveira, presidente do SIEMACO (Sindicato dos Empregados e Empresas de Asseio e Conservação de Londrina e Região), nesta quarta-feira, cinco caminhões estão quebrados e sem condições de fazerem a coleta. "Se o caminhão não está em dia, correm perigo o motorista, os trabalhadores e as pessoas que estão na rua", disse.
Esta é a segunda paralisação em 2024; a primeira, em junho, foi pelos mesmos motivos. De acordo com a presidente do sindicato, os trabalhadores continuam sofrendo com a falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Agora, os trabalhadores aguardam a possibilidade de diálogo com a empresa para a retomada do trabalho. A equipe da Tarobá tenta contato com a Sistemma Serviços Urbanos, mas até o momento, não obteve respostas.