Mais de 700 pessoas lotaram o Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel, no sábado (20), para assistir ao espetáculo “GAG – Uma livre adaptação de Heinrich Von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, da G2 Cia. de Dança do Teatro Guaíra. A apresentação, que mistura dança e teatro, encerrou o 35º Festival de Dança de Cascavel, realizado de 11 a 20 de setembro com programação gratuita.
Dirigida por Gabriel Villela e com direção adjunta de Ivan Andrade, a peça utiliza a metáfora das marionetes para refletir sobre a condição existencial humana e tem encantado plateias desde sua estreia em 2023 no Teatro Guaíra, em Curitiba.
Antes da apresentação, houve ensaio aberto para participantes do projeto Plateia Pensante – A Escola de Espectadores do Paraná, seguido de bate-papo com o elenco. Para muitos, foi o primeiro contato com o teatro, reforçando o objetivo de formação de plateia e democratização do acesso à cultura.
A apresentação marcou também o início da turnê do projeto Guaíra Para Todos, que leva a arte para cidades do interior. A próxima parada será em Apucarana, no dia 1º de outubro, seguida de Londrina, no dia 7, durante o Festival de Dança da cidade.
A G2 Cia. de Dança, única companhia sênior em atividade na América Latina, celebra 25 anos de trajetória com nove bailarinos no elenco e segue como um espaço de experimentação e inovação na dança contemporânea.