Dois condomínios de Londrina foram autuados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) por despejo irregular de esgoto — um no Lago Norte e outro no Lago Igapó 2. Segundo o secretário Gilmar Domingues, os empreendimentos devem receber multas pesadas, que podem chegar a R$ 50 milhões.
De acordo com Domingues, as situações são diferentes: no caso do Lago Norte, há indícios de que a construtora seja a responsável pela ligação irregular. Já no condomínio localizado na Rua Caracas, na região do Lago Igapó, o problema teria sido causado por obras realizadas após a entrega do prédio.
As suspeitas de que o Lago Igapó sofre com descarte irregular de esgoto são antigas entre os moradores da região. A confirmação veio após análises realizadas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) apontarem a presença de esgoto irregular nas águas do lago.
A partir desses resultados, a Sema e a Sanepar descobriram que um condomínio estaria despejando esgoto irregular no lago e intensificaram a fiscalização em pontos específicos. A secretaria informou que a fiscalização continua para identificar novos focos de descarte irregular, já que há suspeita de outras ligações clandestinas em áreas que deveriam funcionar como espaços de lazer e cartões-postais da cidade.
Além dos condomínios, a Sema deve ampliar as ações para outros estabelecimentos, como lava-rápidos, que também podem estar despejando esgoto e produtos químicos diretamente nas águas dos lagos.