Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Ligações clandestinas e excesso de nutrientes causam esverdeamento do Lago Igapó

Londrina intensifica força-tarefa com Sanepar e UTFPR para identificar focos de contaminação e implantar soluções de longo prazo
11 out 2025 às 10:02
Por: Portal Tarobá com Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e de uma força-tarefa multissetorial, está empenhada em normalizar a situação do Lago Igapó, que nas últimas semanas apresentou alteração na cor e proliferação de algas. Em entrevista coletiva na sexta-feira (10), o secretário Gilmar Domingues confirmou que o problema é histórico, mas foi agravado por despejos irregulares de esgoto, com detecção de índices elevados de fósforo e nitrogênio. A Sema, em parceria com a Sanepar, está utilizando dados de ligações e em breve empregará sondas de imagem subterrânea para localizar e fiscalizar pontos de contaminação nas margens.


Além da ação contra o esgoto clandestino, o município aposta na melhora natural com o aumento das chuvas e em soluções tecnológicas e científicas. A Sema já iniciou testes com micro-organismos eficazes para reduzir a carga orgânica da água e busca equipamentos de centrifugação para reter matéria orgânica e devolver água limpa ao lago. Paralelamente, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com financiamento do Proverde, realiza estudos sobre cianobactérias. O professor Jorge Martins destacou que as soluções são de longo prazo, incluindo Soluções Baseadas na Natureza, como o aumento da área permeável nas residências para reduzir a poluição difusa que chega ao lago.


O secretário Domingues enfatizou que a CMTUremoveu poluentes e implantou placas proibindo a natação. Ele destacou o controle das “alfaces-d’água”, que ajudam a retirar poluentes, mas precisam de remoção controlada. A Prefeitura de Londrina também planeja a elaboração de um Plano Diretor de Drenagem Urbana para prevenir episódios de poluição e busca parceria com o IAT para monitorar a nascente do Ribeirão Cambé, em Cambé. A força-tarefa segue recomendações científicas para recuperar gradualmente a qualidade da água e restaurar o equilíbrio ambiental do Lago Igapó.




Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Acidente com caminhão deixa três mortos na BR-277 no PR

Cidade
Imagem de destaque

Professores de Cascavel mantêm indicativo de greve e marcam protesto

Brasil Urgente

Operação prende três pessoas em oficina por golpe do pneu no Centro

Brasil Urgente

Acidente em Arapongas destrói caminhão e deixa prejuízo ao trabalhador

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Policial é baleado e suspeito morre durante operação em Cambé

Brasil Urgente
Londrina e região

Operação prende três pessoas em oficina por golpe do pneu no Centro

Cidade
Londrina e região

AGORA: homem é encontrado morto com marcas de tiros na zona norte

Cidade
Londrina e região

Acidente deixa dois mortos no distrito de Guaravera, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Frio ganha força e Londrina pode registrar mínima de 10°C

Podcasts

PodFala com a Tai | EP 17 | 17 anos de história, sucessos e pioneirismo no agro

Tá no Pod | EP 4 | Gestão Ratinho Junior | Ratinho Junior, Sandro Alex, Alexandre Curi

Governador, pré candidato ao Governo e presidente da Assembleia participam ao vivo da programação da Tarobá

Curiosidades com Ana Andrade | EP 3 | Busca por Validação e Amor Próprio | Michele Piccoli

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.