Cidade

Congresso de Medicina da UEL chega a 6ª edição com workshops e atividades

04 abr 2024 às 12:36

O Comuel (Congresso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina), neste ano, chega à sua 6ª edição (VI COMUEL) e acontece entre os dias 5 e 6 de abril. O congresso tem como público-alvo estudantes de Medicina de Londrina e região, atraindo pessoas do Paraná e do Interior de São Paulo.

 

Este ano o evento acontece no Espaço Villa Rica e no Espaço Cultural da Associação Médica de Londrina, locais separados, mas um em frente ao outro no centro da cidade. Essa escolha se deu pela necessidade do uso de várias salas de simultaneamente, nas quais congressistas estarão em oficinas práticas (os “workshops”) ou em palestras com diversos temas nas mais variadas áreas da Medicina.

 

O evento é organizado quase inteiramente por estudantes do curso de Medicina da UEL e tem como objetivo proporcional acesso a atividades teóricas e práticas importantes para a formação de bons profissionais. As atividades são guiadas por médicos (as), docentes ou não, que são convidados (as) e aceitam ajudar na construção do evento. As atividades são escolhidas tendo por base temas que a formação tradicional dos cursos de Medicina por vezes não dá atenção suficiente e/ou dá atenção limitada dentro de sua vasta e pesada grade curricular.

 

Ao todo serão sete salas com atividades concomitantes ao longo dos dias 05 e 06 de abril, sendo a abertura do evento no Teatro do Villa Rica na quinta-feira (04/04), bem como os demais encerramentos de cada dia de evento e do evento como um todo, no sábado. Tudo isso para acolher e proporcionar uma boa experiência aos mais de 200 inscritos e cerca de 60 médicos (as) de Londrina e convidados com reconhecimento nacional, vindos de outros estados.

 

O evento também conta com a apresentação de trabalhos científicos produzidos por estudantes e supervisionados por docentes, os quais são apresentados na forma de pôster ou em apresentações orais, com banca de pesquisadores (as) criteriosamente selecionados (as) para avaliar imparcialmente cada produção.

 

A organização que dura mais de quatro meses conta fundamentalmente com o trabalho da Comissão Organizadora composta por 31 estudantes da Medicina da UEL, contando com o apoio do Centro Acadêmico Samuel Pessoa (CASP) (dos estudantes de Medicina da UEL), do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UEL), membros docentes do curso de Medicina da UEL, patrocinadores, além de estar cadastrado como evento na Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (ProEX) da UEL.