Uma megaoperação integrada entre as forças de segurança do Paraná e do Mato Grosso do Sul resultou, nesta segunda-feira (5), na apreensão de 1.006 kg de maconha e na prisão de um homem de 28 anos. A ação, realizada no âmbito da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, envolveu o BPFRON, as polícias Federal e Rodoviária Federal, além de equipes da PM de Naviraí-MS.
A intervenção teve início após a troca de informações de inteligência sobre uma Toyota Hilux branca que transportava ilícitos do Mato Grosso do Sul com destino ao Paraná. Um cerco estratégico foi montado nas proximidades da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra (PR), para interceptar o veículo.
Perseguição e prisão em área de mata
Ao receber ordem de parada, o condutor desobedeceu e iniciou uma fuga perigosa pelo perímetro urbano de Guaíra, transpondo canteiros e jogando o veículo contra as equipes policiais. Após 3 km de acompanhamento tático, o suspeito entrou em uma rua sem saída, rompeu uma cerca e abandonou a caminhonete em uma área de vegetação densa e terreno alagadiço, tentando fugir a pé.
Após buscas intensas na mata, os policiais localizaram o condutor de 28 anos escondido na vegetação. No interior da Hilux, foram encontrados diversos fardos de maconha que somaram pouco mais de uma tonelada. A polícia constatou ainda que a caminhonete usava placas clonadas e havia sido furtada em Maringá (PR) em novembro de 2025.
Desdobramento em Palotina
Após a prisão, o condutor revelou o destino final da carga. As equipes deslocaram-se até uma propriedade rural no município de Palotina (PR), onde localizaram um segundo veículo de luxo: uma Toyota SW4. Assim como a Hilux, a SW4 ostentava placas falsas e possuía registro de furto, ocorrido em Itajaí (SC) também no final do ano passado.
Prejuízo milionário ao tráfico
A operação desarticulou um importante esquema de logística do tráfico interestadual. Somados o valor do entorpecente e a recuperação dos veículos de alto valor, o prejuízo estimado para as organizações criminosas é de R$ 2.472.000,00.
O preso, os veículos e toda a droga foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra para a lavratura do flagrante e continuidade das investigações de polícia judiciária.