O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) recebeu, nesta sexta-feira (28), 10 novas ambulâncias para serem utilizadas pelo SAMU na região oeste do estado do Paraná.
O diretor técnico-médico do Consórcio, Fernando Chiavelli Sonomiya, destacou a importância da chegada das ambulâncias, afirmando que, embora sejam ambulâncias básicas, algumas delas devem ser transformadas em unidades móveis de saúde avançadas. Ele também ressaltou que esses veículos são essenciais para prestar assistência em casos de emergência, como acidentes, AVCs ou ataques cardíacos.
O diretor-geral do Consamu, João Gabriel Avanci, mencionou que as ambulâncias foram adquiridas com recursos do Ministério da Saúde e que essa renovação de frota é um procedimento padrão a cada 5 anos. O diretor explicou ainda que três veículos chegaram no início de 2025, e que as dez novas ambulâncias chegaram nesta sexta-feira (28). A previsão é que mais quatro ambulâncias cheguem na próxima semana, e que, em até 15 dias, todas as 21 novas ambulâncias estejam à disposição da população.
Avanci também enfatizou que esses novos veículos representam um avanço significativo nos atendimentos, tornando-os mais humanizados e de maior qualidade. Os veículos antigos, segundo o diretor, serão retirados de circulação.
Das 10 ambulâncias que chegaram em Cascavel nesta sexta-feira (28), duas serão alocadas imediatamente na cidade