Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Convocados em concursos da Saúde aceitam vaga e escolhem postos de trabalho

Etapa integra processo de admissão dos 436 profissionais que irão recompor os quadros da rede municipal de saúde
14 abr 2025 às 21:59
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Emerson Dias / N.Com

Entre esta segunda (14) e terça-feira (15), os 436 candidatos convocados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina, aprovados em quatro editais de concursos públicos, estão fazendo o aceite da vaga e a escolha dos locais em que irão trabalhar na rede municipal. Essa etapa do processo de contratação dos profissionais pela Prefeitura, que envolve mais de 20 especialidades em saúde, está ocorrendo presencialmente no auditório da Anhanguera Unopar – Campus Piza, na região sul de Londrina.


Os candidatos foram aprovados pelos editais nº 25/2024, nº 24/2024, nº 23/2024 e nº 212/2022. Após o período de convocação, cujas publicações foram feitas no final de março, eles estão sendo agora atendidos em sessões divididas por turmas, com blocos de 25 até 60 pessoas, nos períodos matutino e vespertino.


Hoje (14), de manhã, a atividade foi direcionada a 25 pessoas do cargo de Agente de Combate às Endemias (ACE), e mais 51 para a área de Auxiliar de Enfermagem. Já à tarde, das 12h às 18h, outros 156 profissionais realizaram os procedimentos. Esse público inclui as vagas reservadas a inscritos como afro-brasileiros e pessoa com deficiência (PCD). Na abertura da atividade, a equipe da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) deu boas-vindas aos convocados e passaram algumas orientações ao público, referentes a documentações solicitadas, perícias posteriores e outros detalhes, também respondendo a dúvidas dos presentes.


A programação continuará nesta terça-feira (15), quando mais 204 pessoas participarão do aceite de vagas e escolha da unidade de serviço. As sessões serão realizadas das 8h às 10h, das 10h às 12h, das 13h às 15h, finalizando das 15h às 18h. As ações são conduzidas pela Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, da SMS.


Essa sequência de atendimentos abarca os cargos de Serviço Social; Fisioterapia; Promotor de Saúde Pública; Serviço de Medicina Geral; Medicina Ginecológica; Pediatria; Psiquiatria; Odontologia; Assistência Técnica em Radiologia; Serviço de Farmacêutica; Farmacêutica Bioquímica; Fonoaudiologia; Serviço de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Serviço Comunitário de Saúde, Medicina em Saúde da Família, Medicina Veterinária Geral, Condutor Socorrista, Motorista de Veículos Pesados, Técnico de Farmácia Pública, Assistência de Farmacêutica, Técnico de Saúde Pública, Assistência de Patologia, e Técnico de Gestão Pública.

Outras notícias

PRF apreende caminhonete com 40 caixas de cigarros contrabandeados na BR-277

PRF apreende grande carga de cigarros eletrônicos em caminhão na BR-277, em Cascavel

Polícia deflagra Operação Raiz Tóxica contra o tráfico de drogas em comunidades locais


A auxiliar de enfermagem Roberta Clevelari, 44 anos, expressou motivação ao sair hoje do auditório com a vaga aceita e seu novo futuro lugar de trabalho definido. Moradora de zona leste da cidade, no Jardim Antares, ela atuou durante 12 anos exercendo a mesma função na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Paulo, em Cambé. Agora, pelo Município de Londrina, será funcionária da UBS do distrito de Paiquerê, na área rural. “O horário do expediente no local, das 7h às 13h, foi um dos fatores principais que me fizeram optar por essa unidade básica. Já trabalho no mesmo cargo há anos, tenho experiência na área, mas estou bastante empolgada para iniciar no novo serviço, atuando em outro território e realidade, e podendo ter uma experiência profissional diferente”, contou a profissional.


Para a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, cada etapa realizada é um passo importante para viabilizar as contratações e recompor as equipes de trabalho da rede municipal. “Temos grandes expectativas nesse processo de fortalecimento dos quadros atuais. Apesar do déficit que ainda se apresenta e que será amenizado com esta grande contratação, estamos muito otimistas e felizes com a chegada deste reforço. Estamos preparando um protocolo admissional que contempla informações relevantes de direitos e deveres, bem como treinamentos fundamentais que possam auxiliar na integração dos recém-admitidos e qualificar o cuidado de forma segura aos pacientes”, adiantou.


Esse conjunto de ações, segundo Feijó, permitirá uma melhor distribuição da carga de serviço e, consequentemente, uma melhora significativa das condições de trabalho e das práticas de cuidado em toda rede municipal. “Essa é a proposta da gestão do prefeito Tiago Amaral para qualificar a saúde em diferentes pilares”, afirmou.


A diretora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, da SMS, Luciana Cipriano, informou que a etapa de aceite de vagas antecede as fases seguintes do processo de admissão dos 436 candidatos convocados pelos concursos. “Teremos, entre maio e julho, a realização das perícias médicas e psicológicas, bem como a nomeação que permitirá a posse para início da atuação dos profissionais. Essas fases irão ocorrendo paralelamente, conforme os prazos e avanços dos trâmites burocráticos necessários. Geralmente, após as perícias, temos entre cerca de duas a três semanas para fazer agrupamentos e termos uma turma grande para nomear. Há diferentes fatores que podem fazer demorar, mais ou menos, o ingresso oficial dos candidatos, como a necessidade de refazer perícia, prazo para posse, novas convocações, entre outros. Por isso, alguns poderão começar a atuar mais para o final do ano”, detalhou.


Sobre as atividades realizadas entre hoje (14) e amanhã (15), na Anhanguera Unopar do Jardim Piza, Cipriano frisou que todo o fluxo de atendimento ocorreu com êxito e dentro das expectativas. “A publicação prévia pela internet, na última sexta-feira (11), do quadro de locais de trabalho, por região, com o endereço e informações, ajudou bastante a agilizar os atendimentos hoje. Os candidatos tiveram esses dias do fim de semana para cumprir as solicitações on-line, podendo pensar com calma e escolher o melhor local onde desejam atuar, dentre as opções fornecidas pela SMS. Essa logística funcionou muito bem”, ressaltou.


As pessoas convocadas que não conseguirem comparecer para aceitar a vaga na data estipulada pelo edital ainda terá um prazo de dois dias úteis para ir até a sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizada na Avenida Theodoro Victorelli, 103.


No período entre os dias 22 de abril e 1º de julho, serão agendadas as perícias médicas e psicológicas dos candidatos que concluíram o aceite de vaga, dentre os 436 chamados. Havendo a aprovação concretizada, eles serão nomeados para iniciarem suas atividades junto ao Município.


Antes desta expressiva convocação, inédita em um curto espaço de tempo, outros 27 profissionais da saúde haviam sido convocados em 2025. Essa recomposição dos quadros profissionais da rede integra o plano de 100 primeiros dias de gestão do prefeito Tiago Amaral. Em três meses, a administração atual convocou 467 profissionais, enquanto 219 pessoas foram contratadas nos últimos oito anos pelo Município.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Homem é executado a tiros na invasão do Bubas em Foz do Iguaçu

Cidade
Imagem de destaque

Três pessoas morrem em grave acidente entre caminhão e ônibus na BR-272, em Campo Mourão

Cidade

Confronto com o Choque termina com indivíduo morto em Foz do Iguaçu

Cidade

Restaurante Popular de Londrina retoma atendimentos após período fechado

Mais Lidas

Cidade
Brasil

Após ganhar vestido na ExpoLondrina, Simone Mendes faz sessão de fotos para ajudar empreendedora

Cidade
Cascavel e região

Policiais detalham ação que terminou com vítima morta e duas pessoas presas no Universitário

Cidade
Cascavel e região

Veja o vídeo: troca de tiros é registrada em empresa de vigilância no Universitário

Cidade
Londrina e região

Presos por morte de taxista eram moradores de rua e trocaram celular da vítima em biqueira

Cidade
Londrina e região

Jovens somem após pular portão do Parque Arthur Thomas e deixar objetos no local

Podcasts

Podcast Heróis e Vilões | EP 4 | Richards Moura

Podcast Café com Edu Granado | EP 9 | Clayton Fukumothi

Podcast Falando de Gestão | EP 7 | Tomada de Decisão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.