A menina Rebeca, de 5 anos, que aguardava por uma cirurgia no fêmur no Hospital Universitário de Londrina (HU), finalmente passou pelo procedimento nesta quinta-feira (21). A família havia procurado a equipe da Tarobá pedindo ajuda diante da demora e do sofrimento da criança, que estava internada desde o último sábado (15).
Rebeca fraturou o fêmur enquanto brincava com uma prima e, desde então, vinha sendo medicada para aliviar as dores. Segundo o pai, Lincoln Silva Plaza, a filha recebia doses constantes de analgésicos, incluindo morfina e dipirona, enquanto aguardava uma definição sobre a cirurgia.
A situação foi encaminhada à comunicação do HU, que esclareceu que a menina não poderia ter sido operada imediatamente devido ao tipo de fratura. De acordo com o hospital, Rebeca chegou com a perna dobrada e o osso deslocado, o que exigiu um procedimento prévio.
"A criança não poderia ser operada antes. Ela chegou aqui com a perninha dobrada, a fratura deslocou o osso, então ela passou por um procedimento de tração para colocar no lugar, e isso precisa ser feito com intervalo anterior à cirurgia”, informou o hospital.
Com o procedimento realizado com sucesso nesta quinta-feira, a família espera agora pela recuperação da menina, que deve seguir em acompanhamento médico.