Policiais penais federais de todo o país iniciam, na próxima terça-feira (24), uma mobilização permanente pela criação do Fundo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (Funcoc). No Paraná, o movimento também será realizado no Penitenciária Federal de Catanduvas.
A mobilização ocorre de forma simultânea em várias unidades federais do Brasil. A proposta é cobrar do Governo Federal o envio ao Congresso Nacional do projeto de lei que cria o fundo.
Segundo as forças de segurança federal, apesar do anúncio feito no ano passado sobre a criação do Funcoc, o texto ainda não foi encaminhado para análise dos parlamentares.
O fundo tem como objetivo garantir recursos permanentes para ações de enfrentamento às organizações criminosas. Entre as áreas previstas para investimento estão inteligência, tecnologia, estrutura operacional e fortalecimento das atividades de segurança pública federal.
A mobilização não tem prazo definido para terminar. Novas medidas poderão ser adotadas conforme o andamento das negociações com o Governo Federal.