Uma criança de três anos morreu após ser picada por um escorpião em Cambará, no Norte Pioneiro do Paraná. O caso aconteceu nesta semana e levou a Secretaria de Estado da Saúde a reforçar o alerta para a população, já que os acidentes com escorpiões têm aumentado no estado, inclusive durante o inverno.
Após a morte da criança, equipes da Sesa estiveram no bairro onde a vítima morava. No primeiro dia de fiscalização, foram encontrados 15 escorpiões, a maioria da espécie escorpião-amarelo, considerada a mais perigosa do país. Os animais estavam escondidos em terrenos com lixo e entulho. A 19ª Regional de Saúde notificou o município para a limpeza imediata da área.
A Secretaria de Saúde reforça que, mesmo em períodos frios, os escorpiões continuam ativos, buscando abrigo e alimento dentro das casas, o que eleva o risco de acidentes. Em Cascavel, já foram registrados quatro casos em 2025. No Paraná, o número total de notificações chegou a 6.525 em 2024 e, neste ano, já são 3.603 casos.
A orientação é que a população mantenha os quintais limpos, evite o acúmulo de materiais, vede ralos e frestas, e entre em contato com as autoridades sanitárias ao encontrar esses animais.