Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Criança que foi espancada pela madrasta passa por cirurgia em Londrina

13 out 2023 às 14:56
Por: Portal Tarobá

Depois de ser espancado pela madrasta e sofrer uma grave lesão no cérebro, o pequeno Davi Lucas, de 5 anos, passou por cirurgia no Hospital Evangélico, em Londrina. A família da criança veio de Manaus para a cidade no norte do Paraná, em busca de tratamento. 


O caso repercutiu nacionalmente. A vítima teria ido à casa do pai, com quem a mãe dividia a guarda, em junho de 2022. A mãe do menino ficou sabendo das agressões em uma ligação do hospital, com a criança já desacordada e em coma após o espancamento. 


"Ele morava comigo e ficava o final de semana com o pai. Nesse final de semana, ele foi vítima de tortura pela madrasta. Eu só recebi a ligação do Hospital dizendo que o meu filho já estava em coma", contou a mãe, Fábila Kemila.


Após o crime, o pequeno passou quase três meses internado. Com sequelas pela falta de oxigenação no cérebro, ele sente fortes dores, parou de falar, se movimentar, e teve o corpo enrijecido devido ao aumento da tensão nos músculos, uma condição chamada “espasticidade”.


Davi usa sonda para se alimentar e também fez traqueostomia, além de ter os pés atrofiados. Desde então, a família busca tratamentos que possam devolver ao menino as capacidades motoras básicas que ele perdeu, quando teve a infância interrompida com as agressões. 

Outras notícias

Projeto para atualizar valores do IPTU defasados vai à votação na segunda-feira

Prefeitura de Cascavel autoriza licitação para reformas em escolas e CMEI

Delegado-chefe da 15ª SDP de Cascavel comemora redução de homicídios em 2025


"Foi um baque muito forte pra mim ver ele naquela situação, todo machucadinho. Foi parar na UTI e voltou do coma com sequelas, neurológicas graves. Escutar do médico que seu filho não vai voltar a ser aquela criança que ele era antes, foi muito dolorido pra mim. É um ano e quatro meses sem ver o sorriso do Davi", revelou a mãe aos prantos.


A mãe conta que chegou a ouvir de um profissional que a condição da criança era irreversível. Sem pensar em desistir, Fábila buscou por especialistas em diversos estados brasileiros, até que encontrou no norte paranaense um centro médico que concentra as terapias necessárias para que Davi passe por uma reabilitação mais completa. Após diversas pesquisas, a mãe da criança tomou conhecimento sobre o neurologista Alexandre Canheu, que realizou a cirurgia de rizotomia dorsal seletiva em Davi na última terça-feira (10).



A equipe do Hospital Evangélico de Londrina (HE) é a única do Paraná e uma das poucas do país a fazer esse tipo de procedimento. A cirurgia era um requisito necessário para começar o tratamento, que inclui cirurgia ortopédica, fisioterapia e fonoaudiologia.


"O Davi teve uma lesão corporal muito grave no sistema nervoso que causa uma situação que a gente chama de espasticidade, ele fica todo duro. A gente não consegue movimentar as articulações dele. Ele já desenvolveu nesse tempo deformidades no joelho, no quadril, nos tornozelos. Então, antes de mais nada, a gente precisa amolecer ele de forma que ele consiga um posicionamento, uma higiene melhor, essa espasticidade causa muita dor então com essa cirurgia ele já melhora a dor, a postura e a gente consegue a partir daí desenvolver as outras necessidades de reabilitação que ele precisa", explicou o neurocirurgião pediátrico.


Ainda não é possível determinar o tempo de tratamento e o resultado final, mas o médico é otimista. Ainda que a lesão cerebral seja de grau 5, o mais grave, ele tem certeza de que, com o tratamento adequado, Davi Lucas vai poder reaprender algumas funções básicas e, quem sabe, voltar a andar.


O pai do menino e a madrasta chegaram a ser presos na época, mas foram soltos. O caso vinha sendo tratado como maus tratos, no entanto, o Ministério Público acabou denunciando o casal por tentativa de homicídio. O processo corre em sigilo.

Enquanto espera por justiça, Fábila foca as atenções na recuperação do filho. Ela teve que deixar o trabalho e a faculdade. Uma vaquinha virtual é que vem bancando o tratamento particular. Agora, ela quer trazer os outros dois filhos, de 13 e 8 anos para Londrina.

O maior sonho é ter toda a família reunida pra ver o Davi Lucas sorrir de novo. Para quem quiser ajudar no tratamento do pequeno, o Pix é o CPF: 991.809.602-00


Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Receita Federal em Cascavel retém, 4,8 kg de capulho em transportadora da cidade

Cidade
Imagem de destaque

Mais de 4 toneladas de maconha com destino ao Rio de Janeiro são apreendidas na BR-277

Cidade

Presépio na Catedral de Londrina terá tema náutico e será montado dentro de um farol

Cidade

Câmeras corporais registram prisão de suspeito com crack e dinheiro na zona oeste

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.