O apresentador Oziel Luiz, o Batatinha do partido MDB, eleito deputado estadual com 47.310 votos foi diplamado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná na tarde de segunda-feira (19). A sessão solene para a diplomação dos candidatos eleitos em outubro de 2022 foi realizada no Teatro Positivo, em Curitiba.
Além do apresentador, foram diplomados o governador eleito, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), e Darci Piana (PSD) como vice-governador, que tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023 na Assembleia Legislativa; os 53 deputados estaduais e suplentes até a terceira colocação de cada partido ou federação; além do senador eleito Sergio Moro e dois suplentes de senador; e 30 deputados federais e suplentes até a terceira colocação de cada partido ou federação, que tomam posse em 1º de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Paraná, no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, respectivamente.
Histórico do apresentador Batatinha
Nascido em Nova Aurora (PR), em 03 de janeiro de 1971, o Batatinha é filho de Venâncio Luiz de Souza e Antonieta Costa de Souza. Teve uma infância difícil, de muita luta. Ainda muito cedo, com 10 anos de idade, começou a trabalhar, vendendo pudim para ajudar a família. Também pequeno se dedicava auxiliando o pai no serviço braçal, fazendo poço e fossa.
Na adolescência, Batatinha trabalhou como catador de algodão, bicicleteiro, engraxate e metalúrgico. Aos 17 anos, resolveu arriscar e saiu de casa indo para São Paulo, onde trabalhou como vendedor em uma loja de calçados até conseguir um estágio na Rádio Capital em São Paulo, como auxiliar de discotecário. Ficou 2 anos e meio na capital paulista!
Na volta para Nova Aurora, começou a surgir o lado artístico de Oziel Luiz, fruto da sua experiência em São Paulo. O jovem Oziel começou a realizar alguns trabalhos como humorista, cantor, fazendo animações em festas de comunidade. Seu jeito simples, sua capacidade de comunicação e sua dedicação fizeram a diferença!
Em 1987, um novo marco na vida de Batatinha, com o início do seu trabalho na Rádio Club AM, de Nova Aurora. Oziel iniciou exercendo a função de vigilante noturno, enquanto sua esposa era zeladora da rádio. Em setembro daquele mesmo ano, surgiu a oportunidade de atuar como sonoplasta (operador de áudio) e logo depois Oziel alcançava o cargo de locutor sertanejo, repórter esportivo e, por fim, repórter em programa policial, função em que permaneceu por 8 anos.
Em 1997, recebeu do então deputado estadual, Tiago de Amorim Novaes (in memorian) o convite para trabalhar na Rádio Colméia de Cascavel. Sem um tostão no bolso, Batatinha pegou carona em um ‘fusquinha’ azul e desembarcou em Cascavel. Permaneceu na emissora por 10 anos trabalhando como repórter policial no programa “A Verdade”.
Com seu sucesso, humildade e generosidade no ano de 2000, Batatinha recebeu convite do diretor de jornalismo da TV Tarobá, Paulo Martins, para trabalhar como repórter no departamento de jornalismo da emissora. Tornou-se destaque nos telejornais com várias reportagens de repercussão nacional.
A carreira de Batatinha avançou e, em 2002, iniciou sua atuação como apresentador do programa Tempo Quente. Desde então, desenvolve um trabalho social muito forte, ajudando os que mais precisam. Esse cuidado com o próximo tornou o Tempo Quente o “Programa do Povo”. A voz que ajuda, também cobra. Batatinha é um defensor implacável da comunidade, doa a quem doer.