Hoje, é o dia mundial da conscientização do Autismo, e segundo o IBGE acredita-se que cerca de 1% da população, ou seja 200 milhões de brasileiros tenham o transtorno. Mas muito além de conhecer o que é o TEA, que tem como uma das caracteristicas manifestaçôes atipicas, dificuldade de cominicação e interação social. O que dificulta muitas vezes o atendimento em estabelecimentos comerciais. Alguns acreditam que esse atendimento deveria ser especializado.
Ana Claudia é mãe de dois autistas, Daniel e Ana Helen, com a experiência de casa, ela aprendeu a fazer um atendimento especializado para os clientes que apresentavam o mesmo espectro que os filhos.
Nesse contexto a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), em colaboração com a Associação de Mães de Autistas (Amac) e o Centro de Apoio, Convivência e Defesa dos Direitos de Autistas lançam o selo Amigo dos Autistas para dar treinamento e melhor atender essas essas pessoas.
Samantha, é presidente a Associação de mães dos autistas de Cascavel e já viveu uma situação dentro de um estabalecimento comercial. A filha teve uma crise e precisou de opoio, que foi dado por outro cliente. Para ela as empresas precisam tornar o ambiente receptivo aos autistas.
Além de treinamento para acolher os autistas, o conhecimento é uma das chaves para uma melhor convivência.